Há nove décadas, quem esteve presente na antestreia de "Steamboat Willie", no Universal"s Colony Theater, em Nova Iorque, não imaginava que ia assistir ao nascimento de um mito: Mickey Mouse.
Mas o mito é real e os seus 90 anos são assinalados este domingo por todo o Mundo, pois mais do que a personagem que a animação e a BD popularizaram, Mickey é um símbolo que atravessou quase um século e é reconhecido por todos.
"Steamboat Willie", uma animação a preto e branco em que pilota um barco e conhece uma certa Minnie, nem sequer foi o primeiro filme do rato que esteve para se chamar Mortimer. Outros dois, anteriores, estrearam mais tarde pois naquele Walt Disney decidiu inovar, sincronizando o som e a animação. Seguir-se-iam 87 curtas-metragens, o primeiro Óscar, em 1932, e a estreia em BD, graças ao sucesso crescente, em tiras diárias de jornal criadas inicialmente por Ub Iwerks, mas onde se viria a distinguir Floyd Gottfredson que desenhou mais de 15 mil tiras durante 45 anos.
E sempre acompanhando os sinais dos tempos: o caráter instável inicial, espelhava os reflexos da Grande Depressão; as mudanças gráficas no pós-guerra, revelavam a evolução do cinema e da BD; o posterior aburguesamento acompanhava a própria sociedade norte-americana... E assim seduzia sucessivas gerações.
Nove décadas depois, a data é assinalada com desfiles de moda, novas animações das séries em curso, festas nos parques Disney, concursos escolares, novos artigos de vestuário e de merchandising, um pouco por todo o mundo. Em Portugal, onde a revista com o seu nome regressou agora às bancas, os CTT juntaram-se à festa com uma emissão filatélica alusiva à data.