Galerias

Alma portuguesa e inspiração nos anos 40 na Semana da Moda em Paris

Fátima Lopes quis transmitir a “alma portuguesa e a sua cultura” Dr

Depois da dupla Marques"Almeida ter dado o pontapé de saída, na terça-feira, na participação portuguesa em mais uma edição da Semana de Moda de Paris, no mesmo dia coube a Fátima Lopes afirmar o talento nacional.

De forma independente, a criadora madeirense celebrou 20 anos de presença no certame com o desfile (o 41.° na cidade-luz) na Embaixada de Portugal. Propostas sensuais para o próximo outono/inverno, que quiserams homenagear "a alma portuguesa, a sua cultura". Houve fado, comida portuguesa e Vinho do Porto.

Na etapa derradeira do projeto internacional do Portugal Fashion, ontem, no Oratório do Louvre, Diogo Miranda e Luís Buchinho foram os homens da moda lusa, com coordenados para mulheres cosmopolitas e determinadas, se bem com estilos distintos.

O filme "Indochina", com a atriz Catherine Deneuve, foi a inspiração do designer de Felgueiras. Diogo sugeriu silhuetas dos anos 1930 e 40, com muitos "motivos náuticos como riscas e correntes".

Já Buchinho deu asas a "mulheres fortes, afirmativas e sexy", com coordenados a fazerem lembrar os uniformes das pioneiras da aviação também da década de 1940.

Todos diferentes, mas a darem bons indicadores para a Moda Lisboa (de 7 a 10 de março) e para o Portugal Fashion, no Porto, na semana seguinte.

Sara Oliveira