Conheceram-se no primeiro reality show em Portugal. Casaram. Têm dois filhos e criticam programas centrados no amor. "São ridículos".
O dia 14 de outubro é especial para Telmo e Célia, concorrentes do "Big brother", o primeiro reality show realizado em Portugal, em 2000. A data assinala não só o início do namoro, como o dia do casamento, que este ano atinge a maioridade, o que faz com que seja o enlace mais duradouro de participantes em programas de entretenimento.
Apesar de se terem conhecido nestas circunstâncias, o casal é crítico em relação aos formatos de reality shows que têm como objetivo formar casais, como "Casados à primeira vista" e "Quem quer namorar com o agricultor?".
"Inicialmente, achava que o Telmo não tinha nada a ver comigo. Mas depois deu-se uma faísca e comecei a achar-lhe graça", conta Célia, de 37 anos. "Penso que tem a ver com química", justifica. "Desde então, mantivemos sempre o mesmo tipo de relação", acrescenta Telmo, de 42 anos. Com a diferença, sublinha, que quando participaram no "Big brother" partilharam o mesmo espaço 24 sobre 24 horas, durante 115 dias, ao fim dos quais Telmo foi expulso. "Habituámo-nos de tal forma a estar juntos que passou a ser a nossa casa", completa Célia, uma das três finalistas do concurso.
Nenhum tinha noção de que a sua história de amor era seguida por tantas pessoas. "Achávamos que a TVI era a televisão dos padres e que ninguém via", confessa Célia. Mas o que é um facto é que, 19 anos depois, ainda são reconhecidos na rua. Célia frisa que o facto de serem diferentes é o que os mantém juntos, ao fim de quase 18 anos de casamento. "Se calhar, se fôssemos muito parecidos e com os mesmos hábitos entrávamos na rotina".
Depois da experiência no "Big brother", de terem participado no "Fear factor" e de Telmo ter vencido a "Primeira Companhia", seguiram-se outros convites. Recusaram. Célia manifesta-se especialmente crítica em relação aos programas de entretenimento centrados no tema do amor. "São todos ridículos", observa. Já Telmo considera uma "violência" os programas com crianças e que lhes criam expectativas, goradas. Pais de dois rapazes, de 14 e de dois anos, Telmo é empresário e voluntário nos Bombeiros da Batalha, e Célia é bancária.
OUTROS CASAIS
Ficaram conhecidos por entrarem no primeiro reality show em Portugal, "Big brother", aposta da TVI. Marta e Marco protagonizaram as primeiras cenas de sexo em horário nobre e acabaram por casar numa cerimónia transmitida pela estação. Deste casamento nasceu Alexandre. Divorciaram-se em 2005. Atualmente, Marco afastou-se do mundo mediático e Marta colabora pontualmente com a TVI enquanto apresentadora.
Já estavam juntos quando decidiram participar na terceira edição da "Casa dos segredos" (TVI). No vídeo de apresentação para o programa, Rúben afirmou já ter traído Tatiana, mas mesmo com esta declaração, permanecem juntos até hoje. A participação "na casa mais famosa do país" parece ter unido ainda mais o casal. Em 2017 casaram e já têm um filho, Lourenço, de oito meses. Atualmente gerem uma loja de roupa e uma barbearia, em Espinho.
O casal "DaLi", como são tratados pelos fãs, conheceram-se na quinta edição deste formato da TVI. Mantêm até aos dias de hoje uma relação e, ainda que não tenham casado, têm uma filha, Ariel. Liliana tem agora uma loja online e um canal de YouTube, que conta com mais de 120 mil subscritores, assumindo-se, desta forma, como "digital influencer". Já Daniel tem um negócio de automóveis. Ambos esperam o segundo bebé.
Os bailarinos já eram namorados antes da sexta edição do programa. Embora com uma participação controversa na "Casa", Cristiana e Cláudio contam com um largo número de fãs. São bailarinos de danças de salão e cativam seguidores quando partilham vídeos de muita dança e cumplicidade. Em 2017 começaram um negócio online e atualmente estão em preparativos para o casamento para fazerem do dia do "sim" um momento memorável.
O início da sexta edição da "Casa dos segredos" ficou marcado na memória dos fãs do formato. Christiana e Bruno casaram em direto na gala de estreia, sendo que este era o "segredo" do casal. Com direito a vestido e fato de noivos, ambos embarcaram em duas aventuras em simultâneo: a do casamento e a participação no programa. Atualmente vivem mais distantes dos holofotes da fama, uma vez que em 2017 emigraram para o Canadá.
Sendo este um formato da SIC diferente, conquistar o coração do agricultor João Neves era um desafio para Isabel. A primeira edição dos "Agricultores" terminou com a festa de noivado de ambos. Apesar de apaixonados, Isabel e Neves não avançaram para o casamento, dando, assim, espaço para a relação crescer e tempo para as famílias se conhecerem. O agricultor já admitiu ser capaz de deixar a vida no campo para estar perto da companheira.