Valença

Duas manifestações opostas contra violência em escola de Valença

Rui Manuel Ferreira/Global Imagens

Um cordão humano convocado pela comunidade escolar, com o apoio da Câmara Municipal e Sindicato de Professores do Norte (SPN), e uma manifestação da comunidade cigana decorreram, esta manhã, em simultâneo, junto à escola Basica e Secundária de Valença.

A primeira ação teve como mote o protesto contra a violência no espaço escolar. E a segunda aconteceu de forma espontânea, com elementos de etnia cigana, vestidos de branco, a protestar contra o racismo.

As manifestações tiveram origem numa suposta agressão de um pai de etnia cigana a quatro professores e funcionários daquele estabelecimento de ensino.

O episódio ocorreu na quinta-feira à tarde e deu origem a queixas na GNR de quatro alegados agredidos. Do lado do pai, a comunidade defende que a filha deste foi agredida primeiro por uma funcionária, e do outro a versão é contrária. Os protestos decorreram sob vigilância da GNR, dispositivo que teve de intervir varias vezes porque os ânimos se exaltaram. As manifestações desmobilizaram ao fim de cerca de uma hora.

Ana Peixoto Fernandes