Marco de Canaveses

Ano escolar recomeçou com menos amianto no Marco de Canaveses

Escola básica da Barroca, no Marco de Canaveses DR

As escolas básicas do 1.º ciclo da Barroca, na freguesia do Marco, com 90 alunos, e a da Rua Direita, em Sobretâmega, com 80 alunos, que tinham encerrado no verão para obras de remodelação, reabriram, esta segunda-feira, já sem as coberturas de amianto que preocupavam a comunidade escolar.

No concelho restam agora nove escolas ainda com coberturas de amianto, sendo que a presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, assumiu em Assembleia Municipal que vai retirar o amianto em função das disponibilidades da autarquia, mas que só o fará nos estabelecimentos que tenham viabilidade escolar. Isto é, os estabelecimentos que correm o risco de encerrar por falta de alunos não serão objeto de intervenção.

As intervenções agora inauguradas tiveram um investimento global de cerca de 455 mil euros e consistiram na substituição do revestimento exterior por capoto, a colocação de caixilharia com corte térmico, alteração de toda a iluminação para tecnologia LED, além da retirada das placas de amianto da cobertura dos edifícios. No interior foram efetuadas pinturas, tratamento de madeiras e a reabilitação das casas de banho.

"Tudo correu dentro do previsto e as crianças destas escolas vão poder usufruir de muito melhores condições", sublinhou a autarca que esta segunda-feira procedeu à inauguração dos melhoramentos.

Nos últimos dois anos, segundo a Edil, a Câmara levou a cabo intervenções em 26 estabelecimentos de ensino. "A próxima grande requalificação é a da EB1 da Esperança (Várzea, Aliviada e Folhada), que já foi adjudicada, prevendo-se também melhoramentos na EB1 da Feira Nova e na EB1 de Paredes de Viadores", disse Cristina Vieira.

António Orlando