Penela

Pedaladas radicais em plena serra

O primeiro Centro de BTT do país foi este fim-de-semana inaugurado em Ferraria de S. João. É um projecto inédito e inovador em Portugal, que consiste numa rede de trilhos permanente que inclui um local central de acolhimento.

O centro de acolhimento é dotado de um conjunto de equipamentos dedicados exclusivamente aos praticantes de BTT de lazer. Está apetrechado com estacionamento, balneários, estação de serviço para bicicletas (lavagem, ar e mini-oficina) em regime de self-service.

O espaço, de arquitectura moderna e funcional criado e financiado pelo município de Penela, com a ajuda de verbas do III Quadro Comunitário de Apoio, está pensado para todos. Mesmo para os que não têm bicicleta. Através da empresa go-outdoor (www.go-outdoor.pt), é possível alugar todo o equipamento necessário para adultos e crianças.

São 196km de trilhos, do tipo Cross Country, sinalizados com marcações específicas adoptadas internacionalmente, com quatro níveis de dificuldade semelhantes às das estâncias de ski. Verde, amarelo, vermelho e preto, respectivamente começando pelo mais fácil até ao mais difícil. São por isso adequados a todos os tipos de utilizadores. "Um desafio à adrenalina por single tracks e caminhos que desbravam paisagens em plena Serra da Lousã que passam por praias fluviais, florestas e aldeias pitorescas ", diz Pedro Pedrosa, consultor responsável pela animação turística da rede das Aldeias do Xisto e mentor do projecto.

Sábado, aquando da inauguração, estiveram presentes cerca de uma centena de praticantes de BTT que ao longo do dia trilharam um, ou mais, dos cinco percursos disponíveis, três deles acompanhados por guias.

Ontem, os mais audazes juntaram-se bem cedo para iniciarem um dos três percursos mais difíceis, entre vermelhos e um preto. Houve ainda quem de juntasse à iniciativa, mas em vez de duas rodas, optasse por recorrer às pernas, fazendo o percurso pedestre entre Ferraria de S. João e o Casal de S. Simão. Trata-se de um lanço em parte coincidente com os trilhos do BTT, e que faz já parte dos primeiros troços da Grande Rota das Aldeias do Xisto que virá a unir as 24 localidades da rede distribuídas por 14 concelhos da zona do Pinhal Interior.

Para breve está prevista a abertura de mais dois centros de BTT, um em Gondramaz, Miranda do Corvo e outro na Lousã.

LICÍNIA GIRÃO