Lusa

Portugal/Eslováquia: Ministérios da Cultura projectam desenvolver "iniciativas bilaterais de intercâmbio cultural"

Lisboa, 18 Mar (Lusa) - Os ministros da Cultura de Portugal e da Eslováquia acordaram terça-feira em "desenvolver um conjunto de iniciativas bilaterais de intercâmbio cultural", em domínios como o cinema, a música e o teatro.

Segundo um comunicado do ministério da Cultura, os dois ministros - José António Pinto Ribeiro e Marek Madaric, que se deslocou a Portugal no âmbito da Semana Cultural da República Eslovaca - vão propor ao conselho de ministros da União Europeia "um projecto similar ao DOC TV, originalmente concebido no Brasil, posteriormente alargado à América Latina e agora em fase de implementação em todos os países da CPLP, bem como em Macau".

"Trata-se - esclarece o comunicado - de um Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentários, através de uma operação em rede que reúne ministérios da Cultura e/ou Autoridades Nacionais de Cinema e Operadores Públicos de Televisão".

O programa em questão visa a produção "de um documentário, com duração máxima de 50 minutos, por cada país da União Europeia e posterior difusão de toda a série de filmes na totalidade dos 27 canais de televisão".

Propõem-se ainda os dois ministérios "desenvolver e promover, em conjunto com editores dos dois países, um programa de tradução de autores portugueses e eslovacos para outras línguas" e "estabelecer parcerias no âmbito do Teatro, nomeadamente através do intercâmbio entre os Teatros Nacionais dos dois países, de modo a que seja possível ter teatro português na Eslováquia e teatro eslovaco em Portugal".

No domínio da música, o objectivo é incentivar o intercâmbio de músicos, no quadro do estabelecimento de relações "entre a Orquestra Nacional da Eslováquia e a Orquestra Nacional do Porto e a Orquestra Sinfónica Portuguesa (Teatro S. Carlos)".

O item final do comunicado prende-se com a "divulgação e promoção da Cultura e dos artistas portugueses na República da Eslováquia: artes plásticas, fotografia, música, arquitectura, design, entre outros, e nomeadamente no âmbito do Programa INOV ART".

RMM.

Lusa/fim

Redação