Nacional

Dois casos suspeitos em escola de música de Viana deram negativo

Instalação de um hospital de campanha (tendas amarelas) no exterior do Hospital São João, no Porto para responder em exclusividade ao Covid-19 MANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA

Uma funcionária e uma professora, mulher do docente da Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM) infetado com Covid-19, foram submetidas a análises que deram negativo.

A informação foi avançada esta tarde por Carla Barbosa, diretora daquele estabelecimento de ensino, que funciona em instalações comuns com a Academia de Música de Viana do Castelo, naquela cidade.

Quatro alunos e seis professores de música estão de quarentena até dia 16, após um dos professores ter sido diagnosticado com coronavírus. O docente, que dá aulas individuais a quatro alunos da ARTEAM e também na ESMAE no Porto, continua sob vigilância mas "não apresenta sintomas", afirma Carla Barbosa.

"A análise e a contra-análise à mulher do docente infetado [também professora na escola de Viana] deram negativo", disse. Carla Barbosa adiantou que o mesmo se verificou com uma funcionária que, apesar de não estar de quarentena, "estava com muita tosse" e "por precaução" foi encaminhada para o hospital de Braga para efetuar a análise.

Segundo Carla Barbosa, diretora da ARTEAM e também da Academia de Música de Viana, foi entretanto "ativado um plano de contenção", que prevê a interdição de entrada nas instalações de pessoas alheias às duas instituições.

"Não vai entrar ninguém dentro da escola a não ser os alunos e professores. Não entram nem encarregados de educação, nem fornecedores, nem ninguém", afirma aquela responsável, referindo que foi decidido também "o cancelamento de concertos públicos, audições e visitas de estudo, pelos menos até ao fim de março".

"Só passaram oito dias [desde que foi detetado o caso do professor infetado] e vamos ver como isto evolui. Para já na escola está toda a gente sem febre ou qualquer sintoma", garante.

A atividade vai prosseguir para os 150 alunos da ARTEAM e cerca de 400 da Academia de Música de Viana do Castelo, assim como para os seus 50 professores e 13 funcionários.

Ana Peixoto Fernandes