Mundo

George Bush distinguido pela Universidade de Macau

O ex-presidente norte-americano George Bush, pai de George W. Bush, foi reconhecido pelo trabalho na normalização das relações sino-americanas.

O título Honoris Causa em Ciências Sociais da Universidade de Macau foi entregue no Texas, nos EUA.

O prémio foi entregue por Tse Chi Wai, presidente do Conselho da Universidade A&M, numa cerimónia à qual assistiram cerca de uma centena de pessoas e que contou também com a participação do reitor e vice-reitor da Universidade de Macau, Wei Zhao e Lai Iat Long, respectivamente.

Segundo uma nota da Universidade de Macau, na sua intervenção, o reitor destacou a participação de Bush na normalização das relações entre a China e os Estados Unidos - que este ano celebram 30 anos de reatamento - e recordou que o antigo Presidente norte-americano foi entre 1974 e 1975 o líder do Gabinete de Ligação Americano na China.

De acordo com o jornal Ponto Final, que se publica em Macau, a iniciativa de atribuir a George Bush o título Honoris Causa partiu do actual reitor da Universidade de Macau, Wei Zhao, que conhece pessoalmente o antigo Presidente desde que deu aulas numa universidade do Texas.

A proposta foi aprovada pelo Senado da Universidade e pelo próprio Chefe do Executivo de Macau, Edmund Ho.

George Bush foi Presidente dos Estados Unidos entre 1988 e 1992 depois de ter estado na vice-presidência, quando Ronald Reagan ocupava a Casa Branca, e foi um dos elementos no restabelecimento das relações entre a China e os Estados Unidos.

Redação