Chama-se Fernando de Deus, mas é a Nossa Senhora que, todos os anos, dedica uma peregrinação. Foi assim nos últimos 15 anos. Neste, ficou um vazio deixado por um desejo por cumprir.
Devia estar, por estes dias, a caminho do santuário de Fátima, integrado num grupo que partiria de Paredes com mais de 400 pessoas. Ficar em casa foi difícil, não esconde.
"O dia em que estava agendada a partida foi marcante e a aproximação ao 13 de maio vai ser terrível. Este ano vai ser um vazio", lamenta o homem de 53 anos.
Em 2006, Fernando de Deus foi, pela primeira vez, em peregrinação, para agradecer uma promessa cumprida a Nossa Senhora.
"No caminho de regresso já vinha a remoer a ideia e decidi que iria repetir a experiência", conta. Ano após ano continuou nesse renovar de fé. Não só por isso, mas pelo companheirismo, amizades criadas e uma partilha de sentimentos que só quem se lança à estrada compreende.
Meditando
"Às vezes vamos sozinhos a meditar na vida ou a rezar. Outras ajudamo-nos uns aos outros. Basta um bom dia e um sorriso", dá como exemplo o bancário de Paredes.
Apesar das primeiras notícias sobre a pandemia, ainda teve fé que conseguiriam fazer a peregrinação. Perante a realidade atual compreende que não seja permitida. "Vamos a ver se em outubro há condições para nos pormos a caminho. Tenho essa esperança", confessa.
1100 peregrinos
Todos os anos, três instituições do concelho de Paredes organizam peregrinações a Fátima. Para a de 2020 estavam inscritas 1100 pessoas, não só da região, mas de outros pontos do país e muitos emigrantes. O sentimento gerado pelo cancelamento foi de tristeza.
A Associação Nossa Senhora dos Remédios - Obra de Bem Fazer, Obra de Caridade ao Doente e ao Paralítico de Paredes e o Rancho Regional de Paredes já tinham a logística em curso e cerca de 300 voluntários prontos a apoiar os peregrinos, mas viram-se obrigados a mudar os planos perante a covid-19.
Muitos quiseram ficar inscritos no próximo ano. Uma das instituições pretende fazer a peregrinação em outubro, caso já estejam reunidas condições.