Mundo

Protótipo de novo foguetão da SpaceX explode durante teste

Momento da explosão do protótipo no centro de testes da SpaceX em Boca Chica. Não há registo de feridos YouTube

Um protótipo da Starship, o novo foguetão da SpaceX, explodiu durante um teste, no sul do Texas, EUA, na sexta-feira. A empresa espacial de Elon Musk está a desenvolver tecnologia para conseguir pilotar o veículo de lançamento pela primeira vez.

O vídeo do incidente foi partilhado no YouTube pelo site NASA Spaceflight, que estava a transmitir o teste em direto, e é possível ver a explosão do protótipo no centro de testes da SpaceX em Boca Chica. Não há registo de feridos.

O Starship é um foguetão de 120 metros concebido para transportar tripulantes e cem toneladas de carga até à Lua e Marte. É reutilizável e o objetivo de Elon Musk é servir a próxima geração da exploração espacial e tornar mais acessíveis as viagens ao espaço.

O primeiro voo espacial da empresa privada SpaceX, que vai levar a bordo dois astronautas da NASA rumo à Estação Espacial Internacional (EEI), inicialmente previsto para a passada quarta-feira, foi adiado para este sábado por causa das condições meteorológicas desfavoráveis ao lançamento.

O voo espacial, o primeiro a partir do território dos Estados Unidos da América (EUA) desde 2011 - ano que marcou o final das missões do programa Space Shuttle -, ainda esteve para acontecer até cerca de 20 minutos da hora prevista para a descolagem.

Contudo, a chuva constante, nuvens e trovoadas que ocorreram durante o dia não deram tréguas, adiando aquela que é a missão mais perigosa e prestigiada que a NASA alguma vez confiou a uma empresa privada, neste caso a SpaceX, 'start-up' fundada em 2002 por Elon Musk, obcecado por Marte e que é também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla.

A próxima tentativa decorre este sábado e, caso o lançamento tenha sucesso, os astronautas norte-americanos Robert Behnken e Doug Hurley deverão demorar cerca de 19 horas a chegar à EEI.

Os dois astronautas, que estão de quarentena há duas semanas por causa da pandemia de covid-19, vão voar a bordo da cápsula Crew Dragon, lançada pela SpaceX.

Além dos vários curiosos que se concentraram junto às instalações do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Florida, também o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o vice-presidente, Mike Pence, marcaram presença.

Durante a missão, batizada de Demo-2, vão ser testados, por exemplo, os sistemas de voo, foguetes e processos de aterragem desenhados pela empresa fundada por Elon Musk.

O objetivo é que a NASA possa enviar os seus astronautas para a Estação Espacial Internacional em voos comerciais dos Estados Unidos e não da Rússia, como acontece desde o final do programa de espacial Atlantis, em 2011.

Esta missão procura também lançar as bases para futuros planos de exploração para a Lua, a partir de 2024, e Marte, a partir de 2030.

Redação