Com a pandemia a dificultar o trabalho de todas as entidades desportivas, o UFC decidiu que, para continuar a organizar combates com atletas de várias nacionalidades, tinha de alugar uma ilha privada com hotéis exclusivos e centros de treinos privados.
Nos EUA, a empresa que organiza combates de Artes Marciais Mistas (MMA, na sigla em inglês), já tinha conseguido promover os primeiros combates, mas a limitação da entrada de estrangeiros no país limitou a realização de algumas lutas. A ideia de uma "Fight Island", alugada em Abu Dhabi, surgiu da cabeça de Dana White, o presidente do UFC, com o objetivo de realizar combates sem restrições e com a máxima garantia de condições de segurança.
"É algo incrível que conseguimos realizar. Vai existir uma zona segura, que são 25,9 quilómetros quadrados onde estaremos apenas nós, com hotel e restaurantes. Cada lutador vai ter o seu centro de treinos privado. Vai ser uma experiência única", referiu Dana White, em conferência de imprensa.
As medidas de segurança vão ser rígidas na "Fight Island". Ao todo, estimam-se que sejam realizados 3,300 mil testes à covid-19 para atletas, treinadores, staff, entre outros. Os lutadores e os treinadores vão ser testados um total de quatro vezes. A primeira será antes de viajarem para a ilha, num avião privado. Depois são novamente testados quando chegam ao aeroporto internacional do Abu Dhabi e ficam em quarentena nos quartos de hotel até os resultados chegarem. Se der negativo, são testados novamente. O último teste será no dia das pesagens, ou seja, cerca de 24 horas antes do combate. O UFC vai fornecer aos atletas máscaras e luvas, que terão de utilizar sempre que se deslocarem pela ilha.
Apesar de ter um octógono na praia, os combates não se vão realizar literalmente à beira-mar. "Não se conseguia colocar os equipamentos de luz numa praia. Podíamos tentar, mas acho que não ficaria bem. Tenho sempre medo de elementos como vento e chuva. Gosto do conforto e segurança de uma arena", disse Dana White.
O primeiro evento realizado na "Fight Island" será já no próximo sábado, dia 11, e contará com três lutas de título. Kamaru Usman, campeão da divisão dos 77kg, iria lutar contra Gilbert Burns, mas Jorge Masvidal substituiu o brasileiro depois de ele ter testado positivo para o novo coronavírus. Alexander Volkanovski vai defender o título dos 65kg contra o antigo campeão Max Holloway. O veterano José Aldo vai enfrentar Petr Yan, pelo título livre da divisão dos 60kg.
No dia 15 há o segundo evento, encabeçado pelo combate entre Calvin Kattar e Dan Ige. No dia 18 Deiveson Figueiredo e Joseph Benavidez lutam pelo título livre da divisão dos 55kg. No dia 25 realiza-se aquele que, em princípio, será o último evento na ilha. Robert Whittaker e Darren Till vai ser o combate principal.