Justiça

Reformado de 74 anos detido após atear incêndio por vingança

O detido tem 74 anos, é reformado e reside na mesma freguesia de Celorico de Basto onde ateou o incêndio Arquivo Global Imagens

Um homem, de 74 anos, reformado, foi identificado e detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Braga, por ter ateado um incêndio florestal, na segunda-feira, no concelho de Celorico de Basto. O suspeito terá atuado por vingança e retaliação.

Em comunicado, o Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ informa que "o presumível autor de um incêndio florestal" foi detido com a colaboração da GNR, "fora de flagrante delito".

"O incêndio consumiu vegetação herbácea, mato e arvoredo, não tendo atingido maiores proporções devido à rápida intervenção dos Bombeiros", adianta a PJ.

O detido tem 74 anos, é reformado e reside na mesma freguesia de Celorico de Basto onde ateou o incêndio, "tendo recorrido a chama direta para a respetiva ignição". Segundo a PJ, "terá atuado num quadro de vingança e retaliação".

Foram recolhidos "elementos de prova que conduziram à detenção do indivíduo que, hoje [quarta-feira], será presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório de arguido detido e aplicação de medidas de coação tidas por adequadas", conclui o comunicado.

O suspeito foi intercetado na segunda-feira por um militar da GNR que se encontrava de férias.

Segundo a GNR, estava junto do incêndio e tinha na sua posse velas, sacos, uma serra de mão e um cutelo.

O caso passou para a PJ, que entretanto deteve o suspeito.

JN