Mundo

Trabalhador do porto de Beirute encontrado vivo no mar 30 horas após explosões

Instagram

Amin al-Zahed foi resgatado com vida do Mediterrâneo, 30 horas após as violentas explosões na capital do Líbano. O homem trabalhava no porto de Beirute, onde estavam armazenadas mais de duas mil toneladas de nitrato de amónio.

É mais uma história de esperança na tragédia que assolou Beirute esta terça-feira. As violentas explosões no porto, que vitimaram pelo menos 137 pessoas e feriram mais de cinco mil, continuam a ocupar o dia-a-dia de um país, que além de estar mergulhado numa crise económica, enfrenta agora uma possível crise humanitária. Das centenas de desaparecidos em Beirute, o caso de Amin al-Zahed pode ter um final feliz, dentro das circunstâncias.

De acordo com o canal de televisão áraba "Al Arabiya", Amin é trabalhador do porto de Beirute e poderá ter sido projetado para a água pelas fortes explosões. Foi encontrado pelas autoridades com ferimentos e ensanguentado. Ainda segundo o canal de televisão, o homem foi transportado para o Hospital Universitário Rafic Hariri, em Beirute. Para já, desconhece-se o seu estado de saúde.

A foto de Amin al-Zahed integrava uma página de Instagram, verificada pela rede social, para encontrar pessoas desaparecidas em Beirute. A conta "locatevictimbeirut" reunia mais de 108 mil seguidores esta quinta-feira à tarde. É o exemplo do desespero que toma conta da população em Beirute.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por LOCATING VICTIMS (@locatevictimsbeirut) a

Entre os casos divulgados na página estão fotografias de pessoas que estão internadas nos hospitais, feridas e sem conseguir falar, e que procuram avisar a família de que estão vivas. Outros não têm um fim à vista, pelo menos por agora, como Tatiana Hasrouty que procura o pai e pede às autoridades para descobri-lo entre os escombros do porto.

Ver esta publicação no Instagram

We urge authorities to take the necessary steps to save Ghassan Hasrouty before its too late. Act now. Share this.

Uma publicação partilhada por LOCATING VICTIMS (@locatevictimsbeirut) a

O último balanço dá conta de pelo menos 137 mortos e 5 mil feridos nas explosões no porto de Beirute. O incidente terá tido origem em 2750 toneladas de nitrato de amónio armazenadas neste local.

R.N.C.