Economia

Só um em cada 20 passageiros no aeroporto do Porto viaja na TAP

No mesmo período de 2019 passaram por Portugal 15,3 milhões de passageiros, número que desceu este ano para menos de 388 mil EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Entre abril e junho, só uma em cada 20 pessoas no aeroporto do Porto viajou com a TAP, que passou a ter uma quota de mercado de 5% e desceu para o oitavo lugar das companhias aéreas com mais passageiros movimentados.

De acordo com o último relatório da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) sobre os movimentos nos aeroportos portugueses no segundo trimestre do ano - nos meses de abril, maio e junho, durante o estado de emergência e o período de pós-confinamento -, registou-se uma "quebra de tráfego na ordem dos 91% em número de movimentos e de 97,5% em número de passageiros transportados".

"O aeroporto de Faro apresentou a maior quebra em número de movimentos (-97%), por contraposição com o aeroporto de Ponta Delgada (-80%). Quanto a passageiros transportados, menos de 388 mil (15 milhões em 2019) as quebras foram, naturalmente, mais homogéneas e superiores a 96% em todos os principais aeroportos nacionais", pode ler-se no relatório.

Portanto, no mesmo período de 2019 passaram pelos aeroportos portugueses 15,3 milhões de passageiros, número que desceu este ano para menos de 388 mil.

Todas as companhias perderam passageiros, mas a TAP perdeu ainda mais quota de mercado nos três principais aeroportos nacionais. No Porto, a companhia aérea portuguesa passou a ter uma quota de mercado de 5% dos passageiros movimentados, que representa 1 em cada 20 viajantes, números bem abaixo dos 19% de 2019.

Na lista das companhias aéreas com mais passageiros no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a TAP desceu do segundo para o oitavo lugar, sendo ultrapassada pela Swiss Air (22%), Ryanair (19%), Lufthansa (12%), Luxair (10%), Air France (9%), Transavia (8%) e Easyjet (6%).

Em Lisboa, a TAP manteve-se a companhia com mais passageiros transportados, apesar de ter descido de 51% em 2019 para 18% em 2020. Em Faro, também perdeu quota de mercado e saiu da lista das dez maiores companhias aéreas a voar para o Algarve. Apenas no Funchal a TAP aumentou a quota de mercado, de 29% para 80%.

JN