O piloto português Miguel Oliveira conquistou este domingo pela primeira vez uma vitória no Mundial de MotoGP, ao vencer o Grande Prémio de Estíria, na Áustria, na última curva da prova.
"Estou muito emocionado. Há muita coisa que quero dizer, mas não sei se consigo. Só quero agradecer a todos os que acreditaram em mim, a começar pela minha família, a equipa, os patrocinadores e o público português. Mostramos que somos mesmo os melhores. Fiz história hoje, para mim e para o meu país. Não podia estar mais feliz por tê-lo conseguido aqui em casa da Red Bull e da KTM. Obrigado a todos", disse Miguel Oliveira, depois da corrida, visivelmente emocionado.
Veja o momento em que Miguel Oliveira faz a dupla ultrapassagem na última curva da prova:
Oliveira, que tinha como melhor resultado o sexto lugar em Brno, na República Checa, seguia no terceiro lugar e, na última curva, aproveitou a 'luta' entre o australiano Jack Miller (Ducati) e o espanhol Pol Espargaró (KTM), que ficaram a 0,316 e 0,540 segundos, respetivamente, para, pela primeira vez, subir ao pódio.
O português partiu do sétimo lugar da grelha e conquistou várias posições na segunda partida, para as últimas 12 voltas, depois do acidente do espanhol Maverick Viñales (Yamaha).
Com este resultado, Miguel Oliveira somou 43 pontos e subiu do 14.º ao nono lugar da classificação de pilotos, que continua a ser liderada pelo francês Fabio Quartararo (Yamaha), com 70, mais três do que o italiano Andrea Dovizioso (Ducati).
A próxima etapa do Mundial de MotoGP, que vai terminar em Portimão, em 22 de novembro, está marcada para 13 de setembro, em Misano, em Itália.
*Com Agências