Nacional

Jerónimo candidato a presidente? "Não há duas sem três"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, não descarta a possibilidade de voltar a ser o candidato do PCP às eleições presidenciais.

"Eu candidato? Costuma dizer-se que não há duas sem três. Já fiz duas.... Não lhe posso dar nenhuma informação apressada, mas de certeza teremos outro candidato ou outra candidata", afirmou, esta terça-feira, o líder comunista, durante uma visita a uma escola de Lisboa. Essa candidatura, acrescentou, deverá ser formalizada, "em princípio, no dia 12".

Questionado sobre a candidatura de Ana Gomes e o impacto que pode vir a ter na divisão do eleitorado à Esquerda, Jerónimo foi parco em palavras: "Nós fazemos o registo, alguém que quer exercer o direito constitucional que lhe assiste. Muito bem. A nossa preocupação principal é o papel que a nossa candidatura vai propor aos portugueses. Particularmente na defesa dos trabalhadores, das camadas que estão profundamente atingidas por esta situação pandémica".

Recorde-se que a ex-deputada socialista e embaixadora Ana Gomes anunciou esta segunda-feira a sua candidatura a Belém, que será formalizada na quinta-feira.

Amanhã, quarta-feira, é a vez de Marisa Matias formalizar uma recandidatura presidencial pelo Bloco de Esquerda.

O PS ainda não apresentou nenhum candidato, mas há fortes probabilidades de vir a apoiar uma quase certa recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa.

Além destes, estão na corrida também o líder do Chega, André Ventura, e Tiago Mayan Gonçalves, em representação da Iniciativa Liberal.

JN