Justiça

GNR apreende mais de um tonelada de amêijoa branca em Matosinhos

Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu mais de uma tonelada de ameijoa branca Unidade de Controlo Costeiro da GNR

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR anunciou, esta terça-feira, a apreensão, durante a madrugada, de 1,38 toneladas de amêijoa branca, num valor estimado de 11072 euros, no porto de pesca de Matosinhos.

No âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de descarga, transporte, comercialização e regime de primeira venda de pescado fresco, os militares da Guarda detetaram uma embarcação de pesca com 1,38 toneladas de amêijoa branca capturada em zona proibida.

Em comunicado, a GNR refere que foi identificado um homem de 47 anos, mestre da embarcação, e elaborado o respetivo auto de contraordenação punível com coima até 44.890 euros.

De acordo com a GNR, após análise higiossanitária, os espécimes vivos foram devolvidos ao seu habitat natural.

A Guarda sublinha que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, sobretudo nos grupos mais vulneráveis (crianças e idosos), caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas.

JN/Agências