Um optometrista australiano foi suspenso por adulterar prescrições de óculos para prejudicar uma colega. Um tribunal em Adelaide concluiu que Ashok Bhoola alterou 410 prescrições, muitas das quais já foram devolvidas.
O Tribunal Civil e Administrativo da Austrália do Sul não forneceu um motivo claro para a ação do homem. Mas as alterações levaram a colega a acreditar que havia cometido erros básicos, diz a BBC.
As prescrições, emitidas inicialmente pela colega, foram alteradas nos anos de 2015 e 2016. Na época, a mulher e Bhoola trabalhavam numa clínica Specsavers no subúrbio de West Lakes, na cidade de Adelaide.
Mais de 300 pares de óculos feitos com as prescrições foram considerados defeituosos e 96 foram devolvidos pelos clientes, revelou o tribunal.
"Descobrimos que o arguido agiu deliberadamente sem justificação clínica e contrário aos interesses dos pacientes", lê-se no documento do julgamento.
Quando as prescrições erradas foram apontadas à mulher, ela "sofreu uma perda significativa de confiança", acrescentou o tribunal. Mas ela manteve os registos e uma investigação da Specsavers concluiu que o login de Bhoola tinha sido usado para fazer as alterações.
O médico negou qualquer envolvimento. O tribunal suspendeu as suas funções como optometrista por um ano.