Desporto

Pedro Proença compara público nos estádios e na Fórmula 1 e deixa críticas

Pedro Proença, presidente da LPFP JOSÉ COELHO/LUSA

O presidente da Liga deixou, este domingo, críticas e abordou as restrições colocadas ao futebol quanto ao público nos estádios, em comparação com o número de espectadores presentes no Autódromo Internacional do Algarve, que teve 27500 pessoas, muitas delas sem cumprir o distanciamento social.

Numa publicação com duas fotografias, uma no Estádio do Algarve, com os adeptos a cumprirem o distanciamento, e outra do Autódromo Internacional do Algarve, no GP de Portugal de Fórmula 1, com uma concentração de pessoas, Pedro Proença abordou as restrições colocadas ao futebol.

"Dois eventos desportivos. O mesmo fim de semana. O mesmo distrito. Mas são essas as únicas similaridades entre estas duas imagens. O Farense x Rio Ave disputado hoje (...) À esquerda imagem de uma atividade a quem continuam a ser impostas todas as restrições para a presença de público nos seus eventos, apesar das provas dadas nos testes realizados até ao momento. À direita um evento a quem foi dada a possibilidade de receber 27.500 (!!) espectadores, com o resultado que as imagens demonstram. Depois das touradas. Dos concertos. Dos Festivais. E Em Novembro cá teremos, no mesmo autódromo, outro grande evento de Motociclismo...", escreveu.

Proença garantiu que todos os jogos de futebol em Portugal que tiveram a presença de público, durante a pandemia da covid-19, tiveram um "cumprimento escrupuloso de todas as regras sanitárias em vigor" e um "comportamento exemplar dos adeptos presentes"

"Da parte do futebol profissional, da Liga Portugal e de todas as nossas SADs continuaremos, não tenho dúvidas, a ser esse exemplo", frisou.

A forma como algum público se comportou no Algarve gerou críticas de vários setores da sociedade, incluindo da Ordem dos Médicos.

No balanço que fez da operação de policiamento, a GNR lembra que, entre quinta-feira e domingo, implementou um "dispositivo especial de segurança", para garantir a segurança de todos os intervenientes, o cumprimento das normas sanitárias aplicáveis e a regular fluidez nos principais itinerários, durante o Grande Prémio de Fórmula 1, no Autódromo Internacional do Algarve.

A GNR revela ainda que, durante o evento, houve uma recolocação de pessoas, para assegurar o cumprimento das normas da Direção-Geral da Saúde (DGS), tendo hoje sido necessário "um redirecionamento das mesmas, para algumas bancadas menos preenchidas", tendo esta alteração sido tomada em conjunto com a organização da prova, para garantir o necessário distanciamento social.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e quase 42,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.316 pessoas dos 118.686 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.