Nacional

Estado e CUF Porto assinam acordo para tratar doentes covid

CUF Porto tem 20 camas para covid, mas número vai subir para 30

Protocolo prevê transferência de pacientes do SNS. Casos simples custam 1969 euros, os graves ficam a 12 861 euros

A Administração Regional de Saúde do Norte vai assinar um protocolo com o Hospital CUF Porto, detido pelo Grupo José de Mello, para a transferência de doentes infetados com covid-19. O acordo será formalizado "nos próximos dias" e colocará esta instituição privada a assistir pacientes que sejam encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A CUF Porto dispõe de 20 camas para acolher infetados e pretende aumentar essa capacidade para 30 camas "já nos próximos dias". De acordo com uma notícia avançada ontem à noite pelo jornal "Expresso", o acordo estipula um pagamento de 1969 euros por internamento sem ventilação, bem como de 12 861 euros nos casos mais graves. Neste segundo grupo incluem-se os pacientes que permaneçam internados por mais de quatro dias com recurso a ventilação.

Segundo fonte hospitalar, as camas da CUF Porto serão disponibilizadas a doentes vindos do SNS "em função da sua ocupação". O acordo entre o Estado e o referido hospital surge depois de, na segunda-feira, o primeiro-ministro ter manifestado a intenção de proceder à requisição de equipamentos de saúde dos setores privado e social caso o estado de emergência seja decretado.

O Grupo José de Mello fez saber, no entanto, que o protocolo não reflete os "custos reais" do tratamento, razão pela qual procurará uma revisão dos termos do acordo no futuro.

JN