Portalegre

Homem de 86 anos é a segunda vítima mortal de surto em Portalegre

Idoso infetado estava internado no Hospital de Portalegre Arquivo Global Imagens

Um utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre morreu este domingo, elevando para dois o número de mortes relacionadas com o surto de covid-19 existente naquela unidade.

A vítima mais recente deste surto é um homem de 86 anos que se encontrava internado, desde quinta-feira, no hospital de Portalegre, disse à agência Lusa fonte da família.

Artigo artigo 13036592 esquerda

Em comunicado divulgado no sábado, a Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (SCMP) anunciou que tinha falecido uma utente de 84 anos, acrescentando que 20 funcionários da instituição fizeram testes com resultados positivos para o novo coronavírus.

De acordo com os resultados destes testes, tinha subido para 90 o número de infetados relacionados com o surto naquele lar, 70 utentes e 20 funcionários, segundo a instituição.

A SCMP indicou ainda que dos testes de rastreio ao vírus que provoca a covid-19, efetuados aos funcionários da instituição, "20 deram positivos, 57 negativos e três ainda aguardam resultados".

"É importante referir que os níveis de apreensão são altos, mas tanto residentes como funcionários estão assintomáticos ou registam sintomas ligeiros", lê-se no comunicado.

Portalegre é um dos concelhos portugueses que a partir de segunda-feira passa a estar abrangido por medidas especiais para contenção da pandemia de covid-19, por ser considerado um concelho de risco elevado de transmissão, integrando um conjunto de 191 concelhos nesta situação.

Artigo artigo 13038578 esquerda

De acordo com o relatório publicado esta manhã pela ULSNA na sua página na Internet, o distrito de Portalegre registava 387 casos ativos, sendo a lista liderada pelo concelho de Portalegre, com 183 casos. Seguem-se Elvas, com 45 casos ativos, Ponte de Sor (29), Campo Maior (29), Arronches (25) e Monforte (15).

O concelho do Crato apresenta 15 casos ativos, Gavião 10, Sousel quatro, Avis sete, Alter do Chão, Marvão, Nisa e Fronteira cinco casos cada.

O concelho de Castelo de Vide não apresenta qualquer caso ativo.

JN/Agências