Desporto

Federer falha, pela primeira vez, Open da Austrália

Roger Federer vai falhar Open da Austrália AFP

O suíço Roger Federer, vencedor de 20 torneios do Grand Slam, vai falhar pela primeira vez o Open da Austrália, em 2021, por estar a recuperar de duas operações a um joelho, anunciou esta segunda-feira a organização.

Federer, que completa 40 anos a 8 de agosto de 2021, está ausente dos courts desde fevereiro, mas tinha retomado os treinos recentemente e fazia parte da lista dos inscritos para o primeiro Grand Slam do ano, que arranca a 8 de fevereiro.

"Roger [Federer] não teve o tempo suficiente para se preparar para uma prova como um Grand Slam e está muito triste por não poder vir a Melbourne em 2021", afirmou o patrão do torneio, Craig Tiley, acrescentando: "Esperamos vê-lo em 2022".

O helvético soma 20 títulos do Grand Slam - tal como o espanhol Rafael Nadal, que o igualou em 2020, com o triunfo 13 em Roland Garros -, e ganhou por seis vezes na Austrália, em 2004, 2006, 2007, 2010, 2017 e 2018.

Desde que se tornou profissional, em 1999, será a primeira vez que Federer vai falhar o Open da Austrália, no qual soma 102 vitórias e 15 derrotas.

JN/Agências