Frente a frente entre Marcelo e líder do Chega foi o que teve mais espectadores nos últimos oito anos.
Marcelo e Ventura protagonizaram, até à sexta-feira passada, o debate mais visto das presidenciais. O atual presidente da República e o líder do Chega sentaram-se no estúdio da SIC, com Clara de Sousa, a 6 de janeiro, e foram vistos por mais de um milhão e 800 mil espetadores, segundo dados da GFK e da Comissão de Análise de Estudos de Meios.
Uma marca impressionante e que coloca este debate presidencial como o mais visto nos últimos oito anos. Segundo nota da SIC, "excluindo os debates eleitorais transmitidos em simultâneo pelos canais SIC, RTP e TVI, como o das últimas legislativas, o frente-a-frente entre Marcelo e Ventura foi o debate político mais visto desde que existe o novo painel da Gfk, iniciado em 2012", ou seja, em oito anos.
O segundo lugar ficou entregue logo no dia seguinte, com a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, Marisa Matias, e Ventura a trocarem acusações na SIC, diante de um auditório de um milhão e 568 mil pessoas. Na sexta-feira, na TVI, diante do pivô Pedro Mourinho, Ana Gomes (militante do PS e apoiada pelos partidos Livre e PAN) e André Ventura foram vistos por mais de milhão e 200 mil espectadores. Fora do pódio, é Marcelo quem tem conquistado mais auditório. No caso, foi logo a 4 de janeiro e diante de João Ferreira, candidato do PCP, com um milhão e 60 pessoas a assistir ao debate.
Contas de audiências feitas ainda antes de um dos debates mais aguardados ter acontecido: o que juntou o presidente da República e a socialista Ana Gomes, e que teve lugar ontem à noite.
Os dados dizem respeito a encontros que foram emitidos em sinal aberto, mas houve mais no cabo. Porém, até pela dimensão do auditório, têm audiências médias mais baixas.
Além dos outros dois frente-a-frente de ontem (Marisa Matias e Tiago Mayan; Vitorino Silva e João Ferreira), está ainda previsto um debate com todos os candidatos, a 12 de janeiro, na RTP, às 22 horas.
Vitorino Silva - candidato do partido RIR e mais conhecido por Tino de Rans - é o que mais debates tem por fazer até 24 de janeiro. Além dos canais de informação associados aos generalistas, tem também uma ronda no Porto Canal, entre 17 e 22 de janeiro, em horário a definir.
Debate com Vitorino Silva na RTP3 (7/01)
Debate com André Ventura na Sic (6/01)
Debate com Tiago Mayan Gonçalves na TVI24 (7/01)
Debate com Vitorino Silva na RTP3 (6/01)
Debate com Marisa Matias na Sic (7/01)
Debate com Marcelo Rebelo de Sousa na Sic (6/01)
Debate com Tiago Mayan Gonçalves na TVI24 (6/01)
Debate com Ana Gomes na RTP1 (5/01)
Debate com André Ventura na Sic (7/01)
Debate com André Ventura na Sic (7/01)
Debate com André Ventura na SIC Noticias (5/01)
Debate com Ana Gomes na TVI 24 (7/01)
Debate com André Ventura na RTP3 (dia 4/01)
Debate com Marcelo Rebelo de Sousa na RTP3 (dia 7/01)