Lisboa

Dez infetados com covid-19 na Casa do Artista

Casa do Artista Natacha Cardoso / Arquivo Global Imagens

Dez pessoas estão infetadas com covid-19 na Casa do Artista, em Lisboa, disse o presidente da junta de freguesia de Carnide, Fábio Sousa.

A situação está controlada e é do conhecimento da delegada de saúde, que a está a acompanhar, acrescentou Fábio Sousa à agência Lusa.

Fonte da Casa do Artista corroborou a informação do autarca à Lusa, acrescentando desconhecer se, devido ao número de infetados, se pode falar de "um surto", na instituição.

Artigo artigo 13306992 esquerda

"Em janeiro fomos confrontados com alguns testes positivos à covid-19, uma situação que não escondemos. Tanto assim que referimos logo a situação num comentário que colocámos a nossa página na rede social Facebook", frisou esta fonte.

Entre segunda-feira e esta quarta-feira, morreram duas residentes na Casa do Artista: na segunda-feira, morreu a atriz Cecília Guimarães, de 93 anos, e, esta quarta-feira, a atriz Adelaide João, de 99 anos.

Adelaide João morreu de covid-19, mas Cecília Guimarães morreu vítima de pneumonia, acrescentou a fonte da Casa do Artista.

Artigo artigo 13297751 esquerda

António Cordeiro, ator que sofria de paralisia supranuclear progressiva que morreu no sábado, também tinha sido referido como infetado pelo novo coronavírus.

A fonte da Casa do Artista desmentiu à Lusa que o ator alguma vez tivesse estado infetado com covid-19, sublinhando que as causas da morte se deveram a complicações relacionadas com a doença de que padecia.

"Conseguimos resistir durante muito tempo, já que a pandemia se arrasta desde março, e os residentes na Casa são, sobretudo, pessoas de muita idade", acrescentou.

"A situação está controlada e os residentes estão calmos e tranquilos", concluiu.

JN/Agências