Arcos de Valdevez

Flores e poesia em vez de almoço para as mulheres de Prozelo

O almoço cozinhado por homens para todas as mulheres de Prozelo já acontece há dez anos Rui Manuel Fonseca/Arquivo global Imagens

A distribuição de flores e poemas porta a porta vai substituir este ano tradicional almoço que costuma juntar cerca de 250 mulheres, a propósito do Dia Internacional da Mulher, em Prozelo, Arcos de Valdevez.

A iniciativa da Junta de Freguesia e outros parceiros locais, como a paróquia e rancho folclórico, que coloca homens a cozinhar para as mulheres da aldeia, não ser vai realizar devido à pandemia. Aquela autarquia anunciou esta quarta-feira que a data não vai deixar de ser assinalada.

"Apesar de este ano, devido à situação pandémica que atravessámos, não ser possível desenvolver-se o tradicional almoço confecionado por cerca de meia centena de homens prozelenses para cerca de 250 mulheres residentes na freguesia, a décima segunda edição não deixará de ser celebrada", informou a Junta de Prozelo em comunicado, referindo que a pandemia "não será um impedimento para a celebração deste dia. E durante o próximo fim de semana a junta de freguesia irá entregar flores e um poema a todas as mulheres residentes na freguesia".

Será também apresentado um vídeo comemorativo através da rede social Facebook.

O almoço cozinhado por homens para todas as mulheres de Prozelo já acontece há dez anos.

Ana Peixoto Fernandes