Desporto

Senhor de Turim encontrou força na medicina chinesa

Pepe Marco BERTORELLO / AFP

Ninguém diz que Pepe tem 38 anos. A longevidade do central e o alto nível de rendimento impressionam e o jogo com a Juventus, que valeu a qualificação para os quartos de final da Liga dos Campeões, é o último exemplo. Além do repouso, o JN sabe que existe outro trabalho invisível que contribui para a forma do capitão do F. C. Porto: a medicina tradicional chinesa.

Pepe estava mesmo em dúvida para a partida de Turim, devido a uma lesão num gémeo que lhe causava desconforto e o obrigou a sair no intervalo do jogo com o Gil Vicente (0-2). Em sintonia com o departamento médico e o treinador, Pepe recorreu às mãos de Paulo Araújo, conceituado mestre da medicina tradicional chinesa e "mental coach", que tem auxiliado vários jogadores nas últimas temporadas. Num verdadeiro contrarrelógio, o tratamento foi iniciado em Portugal e concluído já em Itália, com a presença de Paulo Araújo, que viajou com a comitiva para solo transalpino.

As técnicas da medicina tradicional chinesa e as fórmulas do mestre, que são aplicadas diretamente na pele, aceleraram o processo de cicatrização, encurtando o período de recuperação. Para quem joga de três em três dias, devido à sobrecarga do calendário, e tem vindo a acumular fadiga, a técnica é uma mais-valia e o corpo clínico aprova o método sempre que o momento assim o exige. Era o caso. O resultado foi o que se viu, com Pepe a assumir-se como o "Senhor" de Turim, colecionando uma exibição impressionante, que deixou em êxtase antigos jogadores, como Rio Ferdinand, Joe Cole e Gary Lineker. "Um dos melhores do Mundo", concordaram.

Pepe renovou já esta época até 2023, ficando vinculado ao F. C. Porto até à altura que completar 40 anos. Contactado pelo JN, Paulo Araújo preferiu, de forma cordial, não tecer grandes comentários, deixando apenas um elogio a Pepe. "É um miúdo com um futuro promissor", brincou.

sérgio oliveira nomeado

O outro herói de Turim é um dos quatro nomeados pela UEFA para o prémio de melhor jogador da semana da Liga dos Campeões. Sérgio Oliveira está na corrida com Haaland (Borussia Dortmund), Keylor Navas (PSG) e Fabinho (Liverpool).

102 jogos na elite - O defesa supera a centena de jogos na Liga dos Campeões. Soma 16 participações no maior torneio europeu, em defesa das cores do Real Madrid, Besiktas e F. C. Porto.

18 cortes - Frente à Juventus, Pepe bateu o recorde de ações defensivas nesta edição da Champions, num total de 25, com 18 cortes, 12 deles de cabeça. Fez ainda oito recuperações de bola.

"Heróis no céu e na terra" - Na última edição da "Revista Dragões", Pinto da Costa fez notar que a "heroicidade sempre foi uma marca distintiva do F. C. Porto" e lembrou Quintana: "Um homem e atleta extraordinário, que partiu na flor da vida aos 32 anos de idade". O líder portista fez a ponte entre um momento trágico e outro brilhante, aludindo à passagem na Champions: "Outros heróis construíram mais uma página notável no nosso percurso europeu".

Marchesín triste com a Argentina - O guardião, que brilhou frente à Juventus, sente-se desvalorizado no seu país. "Dói ver o noticiário e perceber que falam mais de mim no México do que na Argentina. Qualquer pessoa gostaria de ser reconhecida no seu país", disse à TyC Sports.

Inquérito aberto a Fernando Saul - A administração anunciou a abertura de um inquérito disciplinar ao oficial de ligação aos adeptos, Fernando Saul. Em causa estão os insultos publicados no Instagram, após o Juventus-F. C. Porto, onde visou Ronaldo. Depois, Saul retratou-se e pediu desculpa pelo ato.

Arnaldo Martins