A Praça da República, em Viseu, encheu-se de gente e de flores para a última homenagem a Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu, que este domingo de Páscoa faleceu vítima de covid-19. Centenas de coroas de flores foram colocadas em frente ao edifício da Câmara e cruzes negras na calçada da praça.
A partir das 16 horas, a carrinha funerária saiu do hospital, com o corpo do autarca, acompanhada por batedores.
O carro fúnebre passou pela rua Egas Moniz, pelo jardim de Santa Cristina, pelas ruas do centro histórico e pelos Sapadores (Bombeiros municipais) e a comunidade prestou uma última homenagem ao autarca de 59 anos, que faleceu este domingo, vítima de covid-19.
O desfile, de cerca de uma hora, teve o momento mais solene por volta das 16.30 horas, quando o cortejo fúnebre fez uma breve paragem na Praça da República. Nessa altura, os funcionários da Câmara Municipal e diversas entidades fizeram uma última homenagem, com um minuto de silêncio.
O corpo de Almeida Henriques seguiu depois para o cemitério de Abraveses, onde Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente. As cerimónias foram reservadas à família e amigos.