Ferreira do Alentejo

19 milhões para dois novos lagares de azeite

Ferreira do Alentejo vai ter dois novos lagares de azeite, num investimento de quase 19 milhões de euros que prevê criar 45 postos de trabalho directos.

O lagar de maior investimento, "cerca de 10 milhões de euros", está a ser construído pela empresa Cartoil, nas antigas instalações da extinta Cooperativa Agrícola de Ferreira do Alentejo.

A infra-estrutura deverá começar a funcionar parcialmente "no final de Outubro" e prevê transformar 700 toneladas de azeitona por dia, durante a próxima campanha olivícola, disse à agência Lusa Paulo Valério, da Cartoil. Quando estiver a funcionar em pleno, na campanha olivícola de 2010-2011, terá capacidade para transformar duas mil toneladas de azeitona por dia e poderá armazenar quatro mil toneladas de azeite, que "em parte" será comercializado "a granel" a nível nacional.

Mas a "grande aposta", frisou, será a comercialização do azeite engarrafado e com marcas próprias no mercado internacional, sobretudo no Brasil, Arábia Saudita, Angola e Moçambique.

O outro lagar, com investimento previsto a rondar os nove milhões de euros da empresa Elaia, da Sovena Agriculture, do grupo Sovena, vai ser construído na Herdade do Marmelo, com 2500 hectares de olival. O espaço, que deverá começar a funcionar em pleno durante o mês de Novembro de 2010, prevê transformar 30 mil toneladas de azeitona por campanha.

Redação