Política

Mais de 400 mil alunos receberam o computador, 4300 por entregar

O computador Magalhães foi entregue a 99 % dos mais de 400 mil alunos do ensino básico que se inscreveram no programa e.escolinhas, faltando disponibilizar o portátil a cerca de 4300 estudantes, segundo dados do Governo.

Faz hoje um ano que o primeiro-ministro, José Sócrates, e onze elementos do Governo entregaram os primeiros três mil computadores Magalhães a crianças do primeiro ciclo, com um custo máximo de 50 euros e gratuitos para os alunos do primeiro escalão da Acção Social Escolar.

De acordo com dados do Ministério da Educação a que a Agência Lusa teve hoje acesso, inscreveram-se no programa no ano lectivo passado 407 701 alunos do ensino básico, tendo o computador sido entregue a 396 027 estudantes de escolas públicas e privadas do continente.

Cerca de 7400 alunos, sobretudo do 4.º ano, desistiram da aquisição do equipamento porque este ano lectivo já reúnem as condições para adquirir um portátil ao abrigo do e.escola.

Segundo a tutela, há cerca de 4300 alunos inscritos aos quais ainda não foi entregue o computador, devido a questões operacionais, incorrecção dos dados de inscrição ou ausência de pagamento.

As Direcções Regionais de Educação estão a proceder à entrega destes 4300 computadores.

Redação