O F. C. Porto venceu, este domingo, o Sporting, por 3-1, no primeiro jogo da final do play-off do campeonato nacional de hóquei em patins, numa partida completamente dominada pelos dragões.
O F. C. Porto entrou melhor na partida e, logo aos quatro minutos, atirou uma bola à trave, com um remate fortíssimo de Xavi Barroso. Na resposta, o Sporting também atirou ao ferro, num jogo que começou com um ritmo frenético.
Ainda assim, os 'dragões' mantiveram um nível elevado de pressão e, aos oito minutos, Gonçalo Alves inaugurou o marcador com um golo de bonito efeito.
Com o Sporting a não conseguir ser incisivo no ataque, o F. C. Porto conseguiu impor-se e, aos 12 minutos, aumentou a vantagem no marcador. Carlos Di Benedetto, na cara de Ângelo Girão, colocou a bola ao primeiro poste, não dando qualquer hipótese de defesa.
Até ao intervalo, os 'portistas' assumiram o controlo e conseguiram dominar, da melhor forma o adversário, segurando a vantagem.
Para o segundo tempo, a partida foi mais equilibrada e disputada de uma forma mais cautelosa. Ainda assim, e com a equipa segura, o F. C. Porto aumentou a vantagem aos 31 minutos, com Gonçalo Alves a concretizar um livre direto.
No mesmo minuto, o Sporting, que se recusou a 'atirar a toalha ao chão' reduziu a desvantagem com um golo de Ferran Font.
Aos 45 minutos, os portistas beneficiaram de um livre direto mas, desta vez, Gonçalo Alves não conseguiu concretizar.
A 30 segundos do final da partida, o Sporting teve oportunidade de reduzir a desvantagem num livre direto, mas a bola bateu no poste.
O próximo jogo, num duelo à melhor de cinco encontros, realiza-se na próxima quinta-feira no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Ficha de jogo:
Jogo disputado no Dragão Arena, no Porto
F. C. Porto - Sporting, 3-1
Ao intervalo: 2-0
Marcadores:
1-0, Gonçalo Alves, 08 minutos; 2-0, Carlo Di Benedetto, 12; 3-0, Gonçalo Alves, 31 (livre direto); 3-1, Ferran Font, 31
Sob a arbitragem de Pedro Silva, Joaquim Pinto e Sérgio Pereira, as equipas alinharam:
F. C. Porto: Xavi Malián, Rafa, Xavi Barroso, Reinaldo Garcia e Gonçalo Alves
Jogaram ainda: Ezequiel Mena, Giulio Cocco, Carlo Di Benedetto
Treinador: Guillem Cabestany
Sporting: Ângelo Girão, Alessandro Verona, Ferran Font, Matias Platero e Toni Peréz
Jogaram ainda: Gonzalo Romero, Pedro Gil, Telmo Pinto, João Souto
Treinador: Paulo Freitas
Assistência: jogo disputado à porta fechada devido à pandemia de covid-19