Convidados

Portugal: humildade, ambição e confiança

António Salvador, Presidente do Sporting Clube de Braga Gonçalo Delgado/Global Imagens

Portugal inicia hoje uma caminhada que todos nós esperamos que seja longa e de sucesso.

Tal como em 2016, altura em que acompanhei de muito perto a "história de sonho" levada a cabo pela nossa seleção, também hoje estou 100 por cento confiante de que este grupo de jogadores - liderados por uma estrutura federativa de topo e por um selecionador de qualidade - estarão à altura de todas as nossas expectativas.

Tal como há cinco anos, não existe outra fórmula que não a da humildade, ambição e capacidade de superação para Portugal atingir os objetivos a que se propõe. Competência não falta à nossa seleção, mas só uma equipa ao seu melhor nível terá a força para enfrentar todas as adversidades que, certamente, surgirão nas próximas semanas. Unidos na crença; assentes na ambição; confiantes na qualidade.

O mundo atravessa um período de mudança, de provações e de complexas alterações ao que antes chamávamos de "normalidade". No entanto, há coisas que, apesar de toda a convulsão exterior, serão sempre inalteráveis. A paixão dos adeptos pela sua equipa, pelo seu país... essa mantém-se imensamente presente.

A sensação de felicidade que extravasa do facto de vermos pessoas nas bancadas neste Campeonato da Europa recorda-nos a importância das coisas mais simples e que, num passado não muito distante, dávamos como garantidas. O futebol é (e será sempre) um mundo de afetos e só se cumpre na sua plenitude quando a atmosfera que o envolve é preenchida pelos adeptos.

Com Portugal, entrarão hoje em campo 11 milhões de pessoas, espalhadas por todos os cantos do Mundo, mas unidas pelas mesmas raízes, ligadas pelas mesmas cores e juntas pelo mesmo objetivo: revalidar o título. Eu acredito!

Força Portugal!

Presidente do SC Braga

António Salvador