Convidados

Está a amamentação na moda?

Joana Morgado Dias DR

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada de 1 a 7 de agosto, de forma a celebrar a Declaração de Innocenti, assinada em 1990, em Florença, para a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.

Esta declaração foi reconhecida e aprovada na Assembleia Mundial de Saúde e pelo Conselho Executivo da Unicef e, desde então, vários países adotaram medidas de forma a melhorar os padrões do aleitamento materno. Em Portugal, inaugurou-se, em 1994, a Iniciativa Hospital Amigo dos Bebés, que contava, em 2018, com 15 instituições acreditadas. Os números disponíveis demonstram que a prevalência de aleitamento materno aos seis meses aumentou de 20,6% em 1996 para 32,3% em 2014 (últimos dados disponíveis para Portugal continental). No entanto, estes números estão longe do desejado.

Está a amamentação na moda?

Por um lado, era bom que estivesse, já que todas as grandes academias recomendam o aleitamento materno em exclusividade até ao meio ano de vida do bebé. Mas o que parece estar, realmente, na moda, é ser-se alguém informado. Cada vez mais, observamos a procura pela participação e informação, pela evidência científica, pelas experiências profissionais e pessoais, pelas histórias familiares dos nossos antepassados.

Quando nasce um bebé, nasce também uma mãe e um pai. Uma família inteira que se modifica para a chegada do novo membro. Os períodos de confinamento e isolamento que temos vivido parecem ter levado a uma maior procura, uma maior aprendizagem e a uma maior preparação para a parentalidade. Há mais tempo, e mais vontade, para isso. Importa, nesses momentos, saber distinguir a informação, que abunda, do conhecimento que tem por trás uma base credível e que possa dar confiança aos futuros pais.

A amamentação de um bebé pode ser desafiante e, por isso, algumas famílias procuram obter conhecimentos de forma a saberem contornar possíveis dificuldades, que ocorrem logo nos primeiros dias de vida. Acredito que a procura de conhecimento, sorte e apoio especializado possam ajudar a estabelecer uma amamentação de sucesso.

*Assessora de lactação

Joana Morgado Dias