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Totobola celebra 60 anos com aumento dos prémios

Campanhas publicitárias ao Totobola nos anos 60 DR

Jogo da Santa Casa festeja aniversário com mudanças que aumentam prémios para atrair novos apostadores.

O Totobola faz hoje 60 anos desde que foi lançado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e, apesar da queda dos últimos anos, está a reinventar-se e quer conquistar novos apostadores. Há dias entrou em vigor uma alteração que fez aumentar o valor dos prémios.

A 24 de setembro de 1961 a Santa Casa lançava o Totobola, com o objetivo de arrecadar fundos que permitissem financiar a construção de um centro de reabilitação (ler texto ao lado). O jogo cresceu e, desde então, já premiou milhares de pessoas. Entre 1961 e 2020, de acordo com dados avançados ao JN, foram registados com o primeiro prémio 562 852 premiados. Nesse mesmo período, o valor total de primeiros prémios pagos foi de 132,1 milhões de euros.

Em 2016 "foi atribuído o maior jackpot de sempre do Totobola", no valor total de 1,074 milhões de euros, quantia que foi dividida por 111 apostadores. Em 2011 "foi atribuído o maior prémio individual", no valor de 783 mil euros, a uma aposta registada em Lisboa.

Nos últimos anos, sobretudo com "o lançamento do Placard", o Totobola "teve uma quebra significativa de apostas". Em 2020, na sequência do cancelamento de jogos de futebol devido à pandemia, esteve 11 semanas sem ter concursos e as receitas caíram de forma significativa. "Os apostadores desabituaram-se e encontraram outras alternativas, nomeadamente jogo online", refere João Gonçalves, subdiretor de Apostas Desportivas da Direção de Marketing dos Jogos Santa Casa, garantindo que, apesar das dificuldades, "não é um jogo com morte anunciada" e tem procurado "reinventar-se".

Até mais 30% no "Super 14"

No passado dia 19, entraram em vigor alterações que pretendem ajudar a "cativar novos apostadores e incentivar o reforço da aposta nos atuais", ao aumentar a percentagem para os prémios (passa a ser 65% da receita, quando até agora era 60%) e acelerar o crescimento dos ciclos do jackpot. O preço da aposta, que era de 0,40 euros desde 2011, sobe para 0,50 euros.

"O aumento da percentagem para prémios e do preço da aposta vai permitir oferecer melhores prémios e atrair novos apostadores para o desafio do 1X2", garante a Santa Casa.

Em média, explica Gonçalves, o volume global dos prémios pode crescer "entre os 15 a 20%", dependendo da receita arrecadada. Em relação ao "Super 14" - para além de acertarem na vitória, empate ou derrota dos 13 jogos, preveem o resultado de um 14.º jogo - a expectativa é que o prémio possa crescer "na ordem dos 30%".

Assim, um "super 14, que poderia ter um valor de 100 mil euros antes das alterações, com as alterações cresce para 130 mil euros", exemplifica Gonçalves.

O Totobola continua a ter "potencial". Este ano, ainda antes destas alterações, e "contrariando as expectativas", já estava a "ter valores, em número de apostas e de receitas, superior a 2018 e 2019", frisa João Gonçalves. Com estas mudanças, deverá manter-se o ritmo de crescimento.

A "médio prazo", acrescenta Gonçalves, "deverão ser implementadas alterações no modelo de exploração do Totobola", que terão em conta um estudo de mercado realizado no ano passado e outras avaliações.

Zulay Costa