Tecnologia

Gearbest voltou com indefinições e suporte ao cliente a funcionar

Gearbest voltou com indefinições mas suporte ao cliente parece funcionar DR

A Gearbest, popular site de venda de produtos eletrónicos chineses, voltou à Internet quase um mês depois de ter desaparecido sem explicações. O site apresenta alguns problemas, mas o apoio ao cliente parece funcionar.

O regresso do site da Geabest é um mistério tão grande como o desaparecimento da popular loja online de venda de produtos chineses. A empresa não deu explicações para o motivo da quebra, que durou cerca de um mês, e não anunciou ou comentou o regresso, nos últimos dias.

O regresso do site vem acompanhado do suporte da empresa. O email está funcional, responde automaticamente e abre um ficheiro de reclamação.

Pode ser uma esperança para os clientes que ficaram sem dinheiro e sem artigos nos últimos meses, embora o simples facto de o suporte estar aparentemente estar ativo não significar que o processo vá avançar ou os clientes venham a ser ressarcidos. E alguns esperavam desde julho por respostas. Ou pela devolução do dinheiro.

Há artigos mais caros que nas lojas em Portugal

O site internacional da Gearbest está de volta, mas com vários problemas, itens em falta e informação incompleta de produtos. O separador de computadores nem sequer abre, por exemplo, e outros, como o de televisões, tem apenas três artigos, todos com preços acima dos encontrados em sites ou empresas da especialidade em Portugal ou na Europa. Caso do projetor laser Mijia de 150 polegadas, à venda por metade do preço na loja oficial da Xiaomi.

Entre artigos populares como telefones ou outros "gadgets", uma rápida vista de olhos permitiu encontrar uma discrepância de preços elevada e desfavorável à Gearbest. É o caso de telefones da Xiaomi, exemplos para os modelos Poco X3 Pro, mais barato na loja online de Portugal, ou a nova versão do Redmi Note 8 2021, lançado para assinalar as 25 milhões de unidades vendidas pelo original, que pode ser comprado por quase metade do preço nas principais lojas físicas e online portuguesas.

Parece muita indefinição na Gearbest, empresa muito popular em alguns países europeus como França, Espanha ou Portugal, por exemplo, e que durante anos conseguiu vender a preços competitivos.

Empresa-mãe da Gearbest enfrente processo de falência

A GearBest é um dos ramos da Global Top E-Commerce, anteriormente conhecida por Shenzhen Globalegrow Electronic Commerce, ou, na forma mais simples, Globalegrow. A empresa mãe do site enfrenta um processo de "apreciação de falência", na sequência de um pedido apresentado pela sucursal de Nanshan, em Shenzhen, pelo Banco Industrial e Comercial da China (BICC), que pode determinar o futuro da companhia.

A Globalegrow disse, em junho, quando o processo de apreciação de falência terá dado entrada no Tribunal Provincial de Guangdong, que não tinha recebido documentos oficiais do Tribunal Popular Intermédio de Shenzhen, mas admitiu que estaria a negociar um acordo com a sucursal de Nanshan do BICC, enquanto angariava novos financiamentos para se manter viável. Agora, como se nada tivesse acontecido, reapareceu, tão silenciosa como tinha desaparecido.

Augusto Correia