Desporto

Rui Costa arrasa Benitez e é o 34.º presidente do Benfica

Rui Costa arrasa Benitez e é o 34.º presidente das águias André Luís Alves / Global Imagens

Antigo jogador do clube obteve vitória expressiva no ato eleitoral que levou 40 085 sócios às urnas da Luz (que corresponde a 808298 votos), superando o recorde estabelecido no ano passado. Resultados oficiais foram divulgados já depois das 3.30 horas de domingo, depois de uma segunda contagem dos votos.

Rui Costa é o novo líder máximo do universo benfiquista, depois de garantir uma vitória expressiva (84,5%, que correspondem a 33795 votantes e 682841 mil votos) sobre Francisco Benitez (12,2%, 5043 votantes, equivalente a 98923 votos), nas mais concorridas eleições da história do clube. O antigo maestro da Luz foi aprovado por larga maioria dos sócios, sucedendo a Luís Filipe Vieira na Direção e, por inerência, no comando da SAD. Votos em branco ou nulos terão atingido os 3,3%.

Em 117 anos de história, o Benfica nunca tinha vivido um dia assim. Longo, noite dentro, com a contagem de votos a terminar às 3.30 horas da manhã, depois de uma recontagem dos boletins de voto na Luz.

A corrida entre Rui Costa e Francisco Benitez pela presidência resultou no maior ato eleitoral de todos os tempos, com 40 115 sócios, de um total elegível de 115 681, a exercerem o respetivo direito de voto e a superarem o recorde que havia sido estabelecido em outubro do ano passado (38 102), quando Luís Filipe Vieira derrotou João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. O facto de o ato eleitoral ter sido realizado só em formato de papel - e não na versão eletrónica -, aliado à enorme afluência, atrasou a contagem e fez com que os resultados só fossem conhecidos na madrugada deste domingo.

Artigo artigo 14204026 esquerda

Com 25 locais de votação espalhados pelo país, as atenções estavam, naturalmente, centradas no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz e, antes da abertura das urnas, já era possível perceber que o dia ia ser histórico. Ainda não eram oito horas da manhã e já centenas de pessoas faziam fila, num cenário que se manteve ao longo de quase todo o dia.

Lista B repudia Vieira

O dia decorreu praticamente sem incidentes, exceção feito a um momento de maior tensão na altura em que o antigo presidente votou (ver página seguinte). O facto de Luís Filipe Vieira ter indicado o seu sentido de voto (Rui Costa) ainda nas instalações levou a lista B a emitir um comunicado. "Repudiar as declarações do ex-presidente da Direção e ainda sócio, realçando que o mesmo acaba de violar gravemente o artigo 30.º, número 2, do regulamento eleitoral", pode ler-se. O artigo em causa refere que os sócios não podem indicar o sentido de voto num raio de 200 metros. O humorista Ricardo Araújo Pereira assumiu que votou Benitez nas imediações do pavilhão e foi muito criticado.

Artigo artigo 14203013 centro

Renúncia e sucessão

Depois da renúncia de Luís Filipe Vieira ao cargo que ocupou durante 18 anos, na sequência da detenção no processo "Cartão Vermelho", o "vice" Rui Costa assumiu a presidência interina e pediu a marcação do ato eleitoral, onde encontrou a concorrência do movimento "Servir o Benfica". O grupo de sócios, liderado por Francisco Benitez, acusou o antigo número 10 do clube de ter fechado os olhos à gestão de Vieira e apresentou-se como alternativa, impedindo uma eleição de lista única.