Vila Franca de Xira

Hospital de Vila Franca de Xira tem doentes internados na garagem

Hospital de Vila Franca de Xira tem doentes acamados no espaço que servia de parque de estacionamento Paulo Spranger/Global Imagens

A Ordem dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos denunciaram esta segunda-feira que o Hospital de Vila Franca de Xira tem doentes acamados no espaço que servia de parque de estacionamento.

Também os testes à covid-19 estão a ser feitos num contentor situado num parque de estacionamento subterrâneo, refere o semanário regional O Mirante.

"Nos últimos seis meses começámos a ter pedidos de escusa de responsabilidade por parte dos médicos e relatos de situações de insuficiência de serviços e escalas a que não estávamos habituados a ver neste hospital. Esta visita deixou-nos muito preocupados", lamentou Alexandre Valentim Lourenço da secção sul da Ordem dos Médicos.

O dirigente diz-se preocupado por ter visto "muitos doentes internados na garagem do hospital" e onde as condições são "penosas" para quem lá está internado e trabalha. "A garagem foi transformada no tempo da covid, mas como continua a ser necessária por falta de camas continua em funcionamento", critica.

O Hospital, gerido pelo Estado, não nega o internamento de doentes no parque de estacionamento contíguo ao serviço de urgência devido a "constrangimentos de espaço e dificuldades de gestão de camas" e que o conselho de administração está a tentar requalificar o espaço.

"Em articulação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e com a empresa gestora do edifício estão a ser tomadas medidas de forma a melhorar as condições de segurança clínica, quer para os profissionais de saúde quer para os doentes desse espaço de internamento para dignificar o atendimento prestado aos doentes", explica a unidade de saúde a O Mirante.