Gente

Moradia de luxo de Cristina Ferreira já está dentro da lei

Cristina Ferreira Direitos reservados

Alvará de utilização foi emitido após notícia do JN. Apresentadora vive na morada em causa desde o verão de 2018.

A moradia de luxo onde Cristina Ferreira vive, há três anos, em Casal de Vale de Bois, Milharado, na Malveira, já tem licença de utilização. Depois de o JN ter noticiado a falta do alvará, o pedido deu entrada na Câmara de Mafra a 23 de julho e deferido a 10 de agosto, como se pode constatar no despacho proferido e publicado em edital.

Antes do desenvolvimento burocrático, fonte próxima da apresentadora e diretora da TVI tinha garantido ao JN que a referida licença já estava pedida "há algum tempo e a aguardar a sua emissão". Por sua vez, fonte da Câmara de Mafra, à qual pertence à localidade onde o imóvel se insere, sem comentar o caso em concreto, adiantava que "em 2018 não havia atrasos". "Por norma, as licenças eram passadas um mês/ mês e meio após serem pedidas, desde que não houvesse nenhum impedimento", acrescentava, notando que "a situação de pandemia trouxe alguns momentos de atraso". À parte responsabilidades ou argumentos, o certo é que o processo acabou por decorrer rapidamente após os contactos.

A licença de utilização atesta que um imóvel reúne todas as condições exigíveis para o fim determinado, que, no caso das habitações, significa possuir todas as condições de habitabilidade necessárias. A falta dela pode incorrer num processo de contra-ordenação, quando não seja requerida, o que não seria o caso de Cristina Ferreira que, "sem a licença de utilização, a emitir pela Câmara", tinha o imóvel registado "como terreno para construção". E em nome da sua empresa, Cristina Ferreira Lda.

Com piscina, ginásio e um court de ténis, a moradia concretizou o sonho de juventude da também administradora da TVI, que já se manifestou orgulhosa por uma amigo do filho lhe ter dito que tinha uma "casa à Cristiano Ronaldo". Tem três pisos e terá custado cerca de um milhão de euros, localizando-se perto da casa dos pais de Cristina, numa travessa sem saída, onde só moram familiares e onde refere não se conseguir chegar por GPS.