Mundo

Bélgica é único país da Europa em alerta vermelho

Brincadeiras na neve em Roterdão, Holanda - Foto AFP AFP

A província belga de Liège é a única localidade em alerta vermelho no mapa da Europa, segundo a rede de serviços meteorológicos europeus.

O vermelho (na escala de cinco alertas - branco, verde, amarelo, laranja e vermelho), na província de Liège (leste) contrasta com o alerta verde no noroeste, o laranja no sul e o amarelo no resto do Estado.

De 29 países da Europa, está prevista a queda de neve em 17 Estados, entre os quais a Áustria, Bélgica, Suíça, República Checa, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Croácia, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Polónia, Reino Unido, Sérvia e Suécia.

Em Londres, milhares de automobilistas passaram a noite nos seus carros, no sul de Inglaterra, depois do forte nevão que caiu segunda-feira e que imobilizou automóveis e camiões.

A polícia local informou que no condado de Hampshire (sul de Inglaterra), cerca de três mil pessoas ficaram retidas nos seus veículos na localidade de Basingstoke e só puderam movê-los às primeiras horas de hoje, enquanto uma situação similar ocorreu nos condados de Berkshire e Oxfordshire.

O serviço de ambulâncias do sul - responsável nos condados de Berkshire, Buckinghamshire, Hampshire e Oxfordshire - disse ter havido um aumento de 70 por cento nas chamadas de urgência.

Muitos voos foram cancelados na segunda-feira nos aeroportos de Luton, Gatwick e Stansted (Londres) e nos de Glasgow e Edimburgo (Escócia).

A queda de neve provocou hoje, terça-feira, novos distúrbios nos voos, aumentando a confusão. Todos os principais aeroportos britânicos estão abertos mas as anulações são contínuas.

Entretanto, a circulação dos comboios de alta velocidade, que ligam Londres a Paris e Bruxelas pelo túnel do Canal da Mancha, foi retomada depois de ter sido obrigada a suspender a saída de comboios durante três dias devido ao mau tempo.

Na Alemanha, o aeroporto de Frankfurt, maior do país e terceiro maior da Europa, esteve encerrado durante várias horas, a partir das 22:44 (21:44 em Lisboa), obrigando três mil pessoas a passar a noite no aeroporto, tendo outras cinco mil sido enviadas para hotéis.

As três pistas do aeroporto foram reabertas às 02:42 (01:42 em Lisboa) quando 90 por cento dos voos aguardavam autorização para descolar.

Cerca de 560 voos deverão aterrar e levantar voo mas o aeroporto advertiu os passageiros para possíveis demoras.

Em Itália, o mau tempo atingiu sobretudo o norte do país, provocando o encerramento do aeroporto de milanês de Malpensa, enquanto no outro aeródromo de Milão, Linate, se registam centenas de cancelamentos.

A forte queda de neve no norte provocou o corte de estradas e atrasos na circulação ferroviária sobretudo nas regiões de Ligúria, Lombardia e Emilia Romagna.

Redação