Nacional

Cotrim de Figueiredo desdramatiza chumbo para vice

O deputado do Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, fala durante o debate da Reunião da Comissão Permanente, na Assembleia da República em Lisboa, 15 de março de 2022. TIAGO PETINGA/LUSA LUSA

O candidato da Iniciativa Liberal (IL) falhou a eleição para vice-presidente da Assembleia da República. Em declarações aos jornalistas, João Cotrim de Figueiredo procurou "desdramatizar" o resultado e salientou que a mesa é composta por deputados do Bloco Central. A IL não voltará a apresentar uma nova candidatura porque "quem não tem a confiança à primeira não terá certamente à segunda", afirmou.

"Para a Iniciativa Liberal, estar ou não estar na mesa Assembleia da República não representa um retrocesso, ou qualquer tipo de menor força", disse.

O líder da Iniciativa Liberal salientou que a mesa é composta por nomes dos dois maiores partidos, PS e PSD. "Os partidos de sempre, (...) que parecem não querer ver que o mundo à sua volta está a mudar", atirou. Para Cotrim de Figueiredo, a falha na eleição para o cargo de vice da AR apenas dá mais força à Iniciativa Liberal.

João Cotrim de Figueiredo foi reprovado pelos seus pares. Precisava de 116 votos para ser eleito e conseguiu apenas 108 votos a favor.

Enzo Santos