Após um novo aumento de casos covid-19, as autoridades chinesas estenderam o bloqueio de Xangai para os 25 milhões de habitantes. Os casos aumentaram para mais de 13 mil por dia, embora os números não sejam altos para alguns padrões internacionais.
Xangai é a maior cidade isolada até hoje devido à covid-19. Inicialmente, tinha apenas algumas zonas isoladas, mas com o aumento dos casos a "capital financeira" da China está agora toda em confinamento.
Moradores de algumas áreas da cidade disseram que a política rígida de isolamento significava que ninguém podia deixar as suas habitações, nem mesmo para ir comprar bens de primeira necessidade. Os mesmos disseram que tinham dificuldades em comprar online.
A China já fez confinamentos anteriormente mas não desta dimensão, o que está afetar a economia do país. Os desafios logísticos necessários para confinar 25 milhões de pessoas são enormes.
Alguns especialistas médicos tentaram transmitir a mensagem de que, uma pessoa vacinada, que apanhe a variante ómicron provavelmente não necessitará de ir ao hospital, pode simplesmente ficar em casa até recuperar.
O confinamento não é apenas em Xangai, estende-se a a cidades como Jilin, Changchun, Xuzhou, Tangshan, entre outras.
Na segunda-feira, Xangai registou um recorde de 13086 novos casos assintomáticos de covid-19, depois de realizar uma testagem massiva em toda a cidade, em que recolheu amostras de mais de 25 milhões de pessoas em 24 horas.
Pelo menos 38 mil pessoas foram enviadas para Xangai de outras regiões, no que a media local disse ser a maior operação médica nacional desde o fecho de Wuhan no início de 2020.