Desporto

A. F. Porto vai ter policiamento em todos os jogos de seniores

Gerardo Santos / Global Imagens

Associação de futebol portuense prepara mudanças no regulamento disciplinar e promete um "esforço adicional" para garantir a segurança de todos os intervenientes nas suas competições.

A APAF e todos os núcleos de árbitros de futebol do distrito do Porto manifestaram ao presidente da Associação de Futebol do Porto, José Manuel Neves, "a preocupação com o número de casos de violência ocorridos nas últimas semanas" nos jogos daquela associação, pode ler-se numa nota informativa.

Na reunião, que decorreu na sede da A. F. Porto e contou com a presença dos presidentes do Conselho de Arbitragem e do Conselho de Disciplina da associação, ficou igualmente registada "a preocupação pela imagem de impunidade para o exterior, podendo levar ao escalar da violência".

Segundo a mesma nota informativa, a A. F. Porto "demonstrou preocupação" pelos recentes casos, referindo que "tem feito, e continuará a fazer, um esforço adicional no que se refere à segurança de todos os intervenientes, de forma a que os árbitros possam exercer as suas funções em toda segurança".

José Manuel Neves terá assumido o compromisso de que "todos os jogos de seniores tenham policiamento a partir da próxima época". Também o regulamento disciplinar da A. F. Porto será revisto "com medidas mais penalizadoras para os prevaricadores".

De acordo com a imprensa desportiva, em menos de dois meses, registaram-se 12 casos de agressões a árbitros, em jogos de futebol e futsal em Portugal.

Ainda no último fim de semana, o jogo entre o F. C. Perafita e o S. C. Campo, da Série 1 da 1.ª Divisão da A. F. Porto, foi interrompido aos 83 minutos devido a uma agressão, por parte de um jogador da equipa da casa, a um dos árbitros assistentes.

JN