Moimenta da Beira

Menina de seis anos morre em queda num poço em Moimenta da Beira  

Meios no local do acidente DR

Uma menina de seis anos morreu depois de ter caído, esta sexta-feira de manhã, num poço com cerca de 15 metros de profundidade em Sever, no concelho de Moimenta da Beira. O acidente ocorreu cerca das 10.20 horas, perto da casa da vítima.

A menor foi resgatada pelos bombeiros do fundo do poço, mas acabou por não resistir aos ferimentos, tendo sido declarado o óbito, adiantou ao JN o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

"À nossa chegada havia uma criança de seis anos que tinha caído no poço, o pai estava a tentar fazer o resgate e tivemos que o retirar do local. Com os nossos meios, retirámos a menina", explicou o comandante dos Bombeiros de Moimenta da Beira, José Requeijo.

"As equipas de emergência dos bombeiros e INEM tentaram por tudo reverter a situação, mas infelizmente veio a confirmar-se o óbito da criança. Eram cerca das 11.45 horas", acrescentou.

Segundo o operacional, o poço, com 13 metros de altura e dois de água em profundidade, estava tapado. As autoridades suspeitam que a menina terá caído por um buraco existente na tampa.

"Nós tivemos que retirar a tampa de cimento que tinha por cima, no entanto, há um orifício no meio dessa tampa. As autoridades estão a tentar apurar se estaria aberto, se terá cedido com o peso da criança. Terá sido por esse orifício que a criança caiu", disse.

A menina estava com os pais, quando o acidente ocorreu. O pai e a mãe estavam a limpar um terreno de outras pessoas.

Já o capitão Silva, comandante do Destacamento do GNR de Moimenta da Beira, adiantou que as equipas de investigação criminal encontram-se no terreno a recolher indícios e a ouvir as testemunhas.

"Neste momento não temos nenhuma tese consolidada. Vamos aguardar o decurso das investigações para avançarmos como este incidente foi causado. Ainda estamos a analisar se se deveu à tampa do poço", salientou.

O corpo da criança vai ser transportado para o Instituto de Medicina Legal de Viseu, onde será autopsiado.

José Ricardo Ferreira