Desporto

Vigilância aperta no aeroporto, Dragão e Aliados

Adeptos podem voltar a concentrar-se na Alameda Igor Martins / Global Imagens

PSP tem dispositivo montado em três locais, no caso de acontecer uma vitória portista no Jamor.

O segundo teste às forças policiais portuenses em apenas duas semanas está marcado para a tarde e noite de amanhã, caso o F. C. Porto ganhe ao Tondela na final da Taça de Portugal, depois do sucesso no reforço das medidas de controlo no sábado passado, nos festejos do triunfo portista no campeonato.

Com o violento assassinato de um adepto, junto ao Dragão, faz hoje 15 dias, ainda bem presente na memória, a PSP tem preparado mais um plano apertado de segurança para amanhã, em três locais distintos, onde espera que aconteçam grandes ajuntamentos de pessoas, se, de facto, a equipa de Sérgio Conceição conseguir a dobradinha no Jamor.

Ao que o JN apurou, a comitiva portista regressará, desta vez, à Invicta de avião, pelo que a segurança será reforçada no interior e no exterior do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, para o caso de os adeptos pretenderem ir esperar a comitiva do F. C. Porto mal aterre.

A Avenida dos Aliados, onde a nação portista tem por hábito celebrar as principais conquistas do futebol, também será fortemente patrulhada. O Estádio do Dragão, destino da equipa azul e branca quando sair do aeroporto e onde, caso ganhe a final, subirá à varanda para mostrar, já à noite, a taça aos adeptos, será o terceiro grande ponto de reforço policial.

Tal como na semana passada, a PSP vai mobilizar para os três locais equipas de Spotters, de Intervenção Rápida, da Divisão de Trânsito, de Prevenção e Reação Imediata e de Investigação Criminal, para além da Força Destacada da Unidade Especial de Polícia.

Conceição "desconfiado" e Folha até 2024

Sérgio Conceição abordou a final da Taça, em declarações à SportTV, dizendo que o F. C. Porto tem de estar "bem vivo e desconfiado", para passar à prática o favoritismo sobre o Tondela. "Os festejos do campeonato já acabaram. Temos de ter consciência disso", afirmou o técnico, revelando que a única coisa diferente na semana de trabalho foi o "treino de penáltis". Entretanto, o F. C. Porto oficializou a renovação do contrato de António Folha, que assinou até 2024 e vai continuar a treinar a equipa B.

Nuno A. Amaral