Parte do entulho das obras de construção da variante à EN 222 (ponte do Arda/EM 504), em Castelo de Paiva, vai ser colocado em reserva ecológica nacional.
O despacho governamental que autoriza criação de dois vazadouros de resíduos em área protegida daquele concelho foi publicado ontem em Diário da República. Em causa está uma área de 10887metros quadrados.
"A execução da obra originou um volume adicional de materiais, em resultado da existência de um conjunto de condicionalismos de natureza geológica e geotécnica, que obrigaram ao reperfilamento de diversos taludes de escavação", justifica-se no texto do despacho conjunto, dos ministérios das Obras Públicas e do Ambiente, especificando que os 17 vazadouros previstos inicialmente já estão esgotados.
"A análise de alternativas, nomeadamente face ao transporte dos materiais para a pedreira da Madalena, localizada no concelho de Vila Nova de Gaia, a cerca de 40 quilómetros de distância, conclui pela vantagem da localização de depósitos próximos dos locais de obra", acrescenta-se.
A criação dos dois vazadouros mereceu o reconhecimento de interesse público por parte da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva e os pareceres favoráveis da Região Hidrográfica do Norte e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Esta entidade condicionou o parecer à execução de medidas de minização dos impactos, designadamente no que concerne à modelação dos taludes, ao sistema de drenagem e à implementação de um revestimento vegetal adequado.