Economia

Turismo de Portugal diz ao Norte para optar pela Iberia em vez da TAP

Turismo de Portugal diz ao Norte para optar pela Iberia em vez da TAP Adelino Meireles / Global Imagens

Luís Araújo, presidente da autoridade turística nacional, incentivou região a centrar estratégia nas rotas e no programa daquela companhia em Madrid.

As críticas à estratégia da TAP para o Norte marcaram um encontro com agentes da região, em que o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, incentivou-os a apostar na Iberia como parceiro estratégico e em Madrid enquanto aeroporto de ligação internacional, em vez de esperarem pela companhia de bandeira portuguesa.

A reunião promovida pelo Turismo do Porto e Norte, que tem acusado a TAP de menosprezar a região, e em que participou a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, começou com várias críticas à transportadora nacional e com as mesmas reivindicações que têm sido apresentadas ao ministério de Pedro Nuno Santos. Foi então que, segundo relataram ao JN vários participantes no encontro, Luís Araújo respondeu-lhes que deveriam esquecer a TAP como parceiro estratégico e, em vez de insistirem nas críticas, aconselhou-os a virarem agulhas para a Iberia, pela diversidade de ligações em Madrid. Sobretudo quando a Iberia tem realizado contactos no sentido de promover essa parceria.

"O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, pediu ajuda para transformar Madrid no aeroporto de conectividade internacional para o Porto", disse ao JN fonte presente na reunião. E lembrou que "a Iberia tem naquele aeroporto ligações que cobrem praticamente todos os continentes".

Para reforçar a mais-valia de uma parceria com a companhia espanhola, Luís Araújo terá destacado, desde logo, a participação do Porto no programa de "stopover" da Iberia, que convida passageiros a visitar vários destinos dos dois países, com desconto, envolvendo, para além do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, também os de Lisboa e Faro.

Aumentar rotas

O desafio do Turismo de Portugal, autoridade nacional integrada no Ministério da Economia e Mar, foi bem acolhido por participantes na reunião ouvidos pelo JN, que interpretaram as palavras de Luís Araújo como um apelo para que, se chegam à conclusão de que não podem contar com a TAP, então que aprofundem os contactos com a Iberia.

Isso já tem sido feito quer pelo Turismo de Portugal, quer, no plano mais local, pela Câmara do Porto. Anteontem, a Autarquia deu nota disso. "O Aeroporto Francisco Sá Carneiro é visto como ponto estratégico nos objetivos da Iberia e da British Airways, que pretendem intensificar o número de rotas a partir da Cidade Invicta", anunciou.

Rui Moreira recebeu na terça-feira a representante em Portugal das duas companhias. Já na reunião de ontem de manhã, esteve a vereadora Catarina Santos Cunha. Porém, tal como outros participantes, não quis prestar declarações por ter sido feita à porta fechada.

O JN pediu, sem sucesso, um esclarecimento a Luís Araújo sobre a reunião. Também a secretária de Estado Rita Marques, o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, o líder da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, a AEP e a Associação Nacional de Restaurantes não quiseram comentar.

Destaque destaque Polémica centro

Ministro é alvo

No início de abril, perante a notícia do JN sobre o corte nas rotas do Porto, o PSD anunciou que ia chamar Pedro NunoSantos ao Parlamento. O ministro das Infraestruturas admitiu que a TAP só consegue ser rentável em Lisboa, mas garantiu que a estratégia "não está a travar o desenvolvimento económico do Norte".

"TAP regional"

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acusou o Governo de querer transformar a TAP numa "companhia regional" para servir o "hub" de Lisboa. E disse que a transportadora está a "abandonar mais uma vez" o aeroporto do Porto.

Reestruturação

Nuno Botelho tem sido um contestatário da estratégia da TAP. O presidente da Associação Comercial do Porto considerou que a aprovação do plano de reestruturação da companhia era uma "péssima notícia para os contribuintes".

Milhões a injetar

Um montante de 2550 milhões de euros foi aprovado pela Comissão Europeia para o Estado português injetar na TAP. "É uma fatia enorme dos nossos impostos que está a ser enterrada na TAP", criticou o PSD.

Menos lugares

Conforme o JN noticiou a 2 de abril, a operação da TAP para o verão deste ano vai contar com menos sete rotas e oferecer menos 705 mil lugares com partida do Norte face ao verão de 2019.

Quem aposta

Em contrapartida, companhias estrangeiras como a KLM, Lufthansa, Swiss, EasyJet e Ryanair aumentam lugares.

Carla Soares