E vão três seguidas. A equipa da Diocese de Vila Real voltou, esta quarta-feira, a levantar a "Clericus Cup", a taça do torneio de padres, disputada no Pavilhão Gimnodesportivo de Chaves. Derrotou por 3-0, na final, a equipa do Bracara, da diocese de Braga.
"Foi tenso, foi duro, mas acho que ao nível desportivo fomos mais fortes que eles", comentou, satisfeito, Ivo Coelho, capitão da equipa vila-realense, no final do encontro. Vítor Rodrigo, da formação do Bracara, disse que jogaram "para ganhar", mas desta vez a sorte não lhes sorriu.
De qualquer modo, Ivo Coelho disse que o mais importante na final foi "ter o pavilhão cheio de gente e que as pessoas se tenham divertido". O que não faltou mesmo foi apoio à equipa anfitriã, que começou bem a primeira parte, na qual marcou dois golos em poucos minutos. O terceiro havia de surgir em cima do apito final.
A festa dos campeões foi grande, mas não é o que mais importa nesta competição de futsal, apadrinhada pelo selecionador nacional de futebol Fernando Santos. "Fundamental é o convívio, a partilha de experiências e o conhecimento de padres de outras dioceses", sublinhou Miguel Santos, padre de 26 anos da Diocese de Vila Real ordenado no passado domingo, jogador e ligado à organização do torneio.
Apesar de serem colegas de profissão e muitos deles amigos, não falta rivalidade na "Clericus Cup". Vítor Rodrigo, da equipa do Bracara, garante que "existe sempre alguma" pois "todos querem ganhar" e "esforçam-se para o conseguir".
"Nós queremos sempre ganhar, mesmo que seja num treino", atira, por seu lado, Ivo Coelho, da diocese de Vila Real. É essa vontade que faz aumentar a rivalidade com as equipas das outras dioceses.
António Azevedo, bispo de Vila Real, assistiu à final e após conquistar o caneco não escondeu a satisfação de este chegar numa altura em que estão a ser comemorados os 100 anos da diocese. "Ganhar é sempre agradável", salientou, admitindo que a sua equipa "é excelente". Apesar disso, opina que "todas as dioceses presentes também venceram, já que todo o envolvimento do clero foi muito positivo".
O bispo considerou ainda que "Chaves ganhou, igualmente, porque soube acolher e envolver as pessoas nos vários momentos do torneio", em que participaram cerca de 100 padres.
Oito adversários
Participaram as equipas das dioceses de Vila Real, Guarda, Viana, Viseu, Porto e Braga (Augusta e Bracara), e a congregação dos Vicentinos.
Viana lidera
A diocese de Vila Real somou o quinto título na "Clericus Cup", menos três que a de Viana do Castelo, que já foi campeã por oito vezes.