Desporto

Azankpo passa de motorista de Mané a reforço da equipa secundária do Bayern

Désiré Azankpo Twitter

Amigo de longa data da Sadio Mané, que conheceu na juventude, Désiré Azankpo, internacional pelo Benim, vinha dando boleia ao avançado senegalês desde que este chegou a Munique. Agora, assinou por duas épocas pela equipa secundária do Bayern.

Sadio Mané e Désiré Azankpo conhecem-se desde os tempos da academia de futebol senegalesa Génération Foot e ainda partilharam o balneário no Metz, no início da última década.

Em 2012, Mané acabaria contratado pelo o Salzburgo, naquele que foi o primeiro passo de uma carreira em cheio para o internacional senegalês, que teve como expoente máximo as temporadas passadas no Liverpool. Este verão, o avançado, de 30 anos, foi contratado pelo Bayern de Munique, por 32 milhões de euros.

Por sua vez, Azankpo, avançado internacional em 15 ocasiões pelo Benim, construiu uma carreira modesta, em campeonatos periféricos como o do Luxemburgo, o da Eslováquia e o da Roménia, para lá de algumas experiências em clubes de divisões inferiores do futebol francês e inglês.

Mesmo longe, os dois jogadores preservaram a forte amizade que construíram na juventude. Recentemente, Azankpo esteve presente na cerimónia de entrega do prémio de Melhor Jogador de África a Mané e, desde que o senegalês se mudou para Munique, voluntariou-se para lhe dar boleia até ao centro de treinos dos bávaros.

Numa reviravolta impressionante, o jornal alemão "Bild" conta que Azankpo, de 29 anos, acabou contratado pela equipa secundária do Bayern de Munique, que disputa os campeonatos regionais, e com a qual assinou um contratado válido por duas temporadas.