Cultura

Poesia completa de José Saramago reunida num volume

Livro de José Saramago chega às livrarias no dia 20 Arquivo JN

Os três únicos livros de poesia de José Saramago vão integrar o volume "Poesia completa", uma edição da Assírio & Alvim que já está em pré-venda, embora só chegue às livrarias na próxima semana.

José Saramago estreou-se na poesia em 1966, ano em que completava 44 anos de vida, com a publicação de "Os poemas possíveis".

Em 1970, publicou o seu segundo livro denominado "Provavelmente Alegria", como um seguimento da primeira obra, estando esta questão explanada no prólogo: "Desenvolvendo e depurando o tratamento de temas que já vinham de 'Os Poemas Possíveis', se abre a orientações novas que o aproximam do poema em prosa".

Por fim, numa passagem muita breve pela poesia, lança, um ano após o 25 de Abril (1975), o "O ano de 1993", que conta com 30 poemas que relatam de um modo tanto realista como metafórico, o regime ditatorial.

"Poesia Completa" reúne assim estes três livros, não tão conhecidos da obra de Saramago, e ainda oferece ao leitor um texto inédito a descobrir. Já se encontra disponível a pré-venda, sendo enviado o exemplar no dia do seu lançamento, 20 , onde já poderá também adquiri-lo nas livrarias.

O crítico literário Fernando J.B. Martinho, no posfácio à obra, deixa uma pequena resenha: «Da sua poesia se pode dizer o que Sena disse da de Gedeão, outro nome de revelação poética tardia, quando nela assinalou a confluência de muitas das "conquistas expressivas do modernismo".»

JN