O potencial dos nossos produtos agroalimentares, de materiais de construção, casa e infraestruturas está a ser promovidos nos mercados asiáticos, nomeadamente no Japão, Coreia do Sul e China.
Foi nos dias 25 e 26 de outubro, nas cidades de Vila Nova de Famalicão e Porto, que decorreu a primeira ação do Portugal Premium Experience, uma atividade do projeto Next Challenge Asia.
Durante a estadia em Portugal, cerca de 30 representantes do mercado asiático conheceram alguns produtos nacionais das fileiras agroalimentar, casa, materiais de construção e infraestruturas, visitaram empresas portuguesas, participaram em ações de networking e workshops, com os temas "O potencial do setor agroalimentar português" e "O potencial dos setores portugueses casa, materiais de construção e infraestruturas (água e energia)", assistiram à conferência "Do made in ao created in - Valor Acrescentado e Sustentabilidade" e estiveram presentes num showcooking que teve como propósito evidenciar de forma prática as mais-valias dos produtos portugueses da fileira agroalimentar.
Esta foi apenas a primeira ação de quatro que estão previstas, sendo que as outras três vão realizar-se no Japão, Coreia do Sul e China, no primeiro semestre de 2023. À semelhança do que aconteceu em Portugal, serão realizadas ações de promoção dos produtos portugueses para convidados empresariais de empresas locais.
O Portugal Premium Experience em Portugal foi a primeira ação de quatro que estão previstas, sendo que as outras três vão realizar-se no Japão, Coreia do Sul e China.
Outras das atividades deste projeto são os estudos de mercado, já lançados e cujo download é gratuito. No total são três, um por fileira: agroalimentar, casa e acoplando Infraestruturas e Materiais de Construção, onde é feito um retrato do contexto internacional e da cadeia de valor dos setores, assim como uma análise estratégica de cada um dos mercados asiáticos de acordo com a fileira a que respeitam, uma análise da concorrência com identificação dos principais players e ainda uma definição de modos de entrada e opções estratégicas a tomar no processo de exportação para o Japão, Coreia do Sul e China. Ferramentas e guias digitais, assim como workshops e seminários são outras das atividades deste projeto.
O Next Challenge Asia, promovido pela AEP e cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER, tem como objetivo reforçar a internacionalização das PME portuguesas, através da diversificação de mercados, identificando oportunidades e constrangimentos de acesso a mercados com potencial, como é o caso dos mercados asiáticos.
As ferramentas que precisa para uma decisão mais eficiente
O Next Challenge Asia disponibiliza três ferramentas digitais, que podem ser utilizadas separadas ou em conjunto, e que facilitam o acesso e conhecimento dos mercados-alvo do projeto e apoiam de uma forma transversal o processo de internacionalização. Conheça-as.
Business Intelligence permite fazer a caracterização dos três mercados, comparando e identificando oportunidades e características-chave de cada um, de forma a auxiliar na tomada de decisão.
Business Knowledge permite diagnosticar o nível de preparação atual, no que respeita aos fatores críticos de sucesso, para iniciação de um processo de internacionalização nos mercados-alvo asiáticos. Para isso, os utilizadores respondem a um inquérito sobre seis tópicos essenciais: conhecimento, capital humano, capital relacional, capacidade financeira, reputação e visão internacional.
Business Strategy permite aos utilizadores delinear um plano estratégico individual de abordagem aos mercados, através de um questionário que avalia aspetos essenciais da envolvente interna e externa da empresa e estabelecimento de objetivos a curto e médio prazo. Daqui, resultará uma estratégia de definição de segmentos de mercado, posicionamento e marketing-mix.